Tranças de natal com mel
Uma receita simples, passada de geração em geração é marca registrada em Santa Vitória do Palmar
Fica desde já o aviso: se procura algo saudável, passe à próxima receita! Estas trancinhas são um doce pecado. Na Ceia de Natal de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul gaúcho, as avós, tradicionalmente, têm duas preocupações: preparar as trancinhas doces e impedir que os netos as ataquem antes do jantar. Tradição em 24 de dezembro, as guloseimas são aguardadas quase como presentes.
As trancinhas de Natal, é uma marca registrada na cidade. Uma receita simples, passada de geração em geração. Característica dos italianos do sul, proveniente de Cosenza. Feita com ovos, farinha, azeite e vinho (preferencialmente branco), a massa é frita e misturada ao mel, dando um toque doce perfeito para completar a ceia.
Trancinhas de Natal
1k de farinha
04 avos
250g de óleo
250ml de vinho branco
01 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
500g de mel
Mistura a farinha com ovos, o óleo e o vinho até formar uma massa homogênea. Passe no rolo para afinar. Depois, corte a massa, como um retângulo. Faça 3 cortes verticais, mais ou menos do mesmo tamanho, até cerca de 2cm da ponta superior. Entrelace os 3 pedaços de massa. Frite as trancinhas até dourar. Escorra e ponha em um prato com papel-manteiga. Coloque dentro do mel aquecido e retire. Deixe secar.
Fotos: Marlove Perin
Deixe uma resposta
Comente este artigoDescreva sua opinião