Chuvas intensas, vento forte e raios podem ocorrer no RS

Na terça-feira, a instabilidade diminui no Estado

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e possível queda de granizo, nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e uma faixa das regiões Sul e Centro do estado.
Não está descartado que os eventos climáticos ocorram também em outras regiões do Rio Grande do Sul.

O tempo deve ficar firme nesta segunda-feira (12) no sul, centro e oeste do Estado, como Santa Maria, Bagé, Uruguaiana e Santa Vitória do Palmar. No Litoral, desde Rio Grande até Torres, e no nordeste gaúcho, como na Serra, em Lajeado e em Estrela, uma área de instabilidade causa pancadas de chuva logo pela manhã. A instabilidade se mantém ao longo do dia, porém, com pouca intensidade. No geral, as temperaturas não devem subir muito. A média é de 25°C no Estado. Na Capital, onde a temperatura máxima deve chegar aos 26°C, o dia fica nublado e com pancadas isoladas ao longo do dia.

Na noite de segunda-feira, o vento durante a noite vai fazer a temperatura baixar e causar sensação de frio. Na terça-feira (13), a massa de ar seco causada pela área de alta pressão atmosférica na costa do Rio Grande do Sul diminui as condições para chuva e deixa o tempo firme em todo o Estado. O sol aparece entre nuvens no Litoral, mas no interior e no oeste gaúcho o predomínio é de céu claro. Em Vacaria, a temperatura deve ser de 12° no amanhecer de terça-feira.

A temperatura mínima no Rio Grande do Sul deve ficar em 15°C, e a máxima deve ficar em 30°C. Em Porto Alegre, mesmo com o tempo firme, as temperaturas seguem mais amenas ao longo do dia. A máxima deve ser de 31°C.
O tempo firme deve predominar em todo o Rio Grande do Sul na quarta-feira (14). No Litoral Norte, entre Tramandaí e Torres, há variação de nebulosidade até o fim do dia, mas não há risco para chuvas. Em São Borja, no oeste gaúcho, também há presença de nuvens, mas sem risco para pancadas. Na capital, o céu fica claro e as temperaturas voltam a subir.