Família se dedica ao cultivo de uvas há mais de 70 anos em Monte Belo do Sul

Iride com o marido Odir Stella e o cunhado e do irmão Valter Fotos: Marlove Perin

Odir Stella resume os 72 anos dedicados ao cultivo de uva em Monte Belo do Sul

Vinícola Aurora, uma gigante construída por histórias de família

Uma das maiores potências do vinho nacional, não passa de uma reunião familiar. Foi da união de 16 famílias em busca de mais segurança na comercialização das uvas que produziam que nasceu, há 87 anos, a Cooperativa Vinícola Aurora. E são as famílias que continuam dando sustentação a este ambicioso projeto. A seguir contaremos a história de uma delas.
“Precisa ter amor”, é assim que Odir Stella resume os 72 anos dedicados ao cultivo de uva em Monte Belo do Sul. Junto com a esposa Iride, 61 anos, e do irmão Valter, 55 anos, cuidam de quatro hectares de vinhos na Comunidade da Linha Caravággio, distante nove quilômetros do município.
Cooperativista há 36 anos da Cooperativa Vinícola Aurora, o legado do cooperativismo vem desde o tempo do pai Abílio, o produtor Odir está satisfeito com os benefícios recebidos da Aurora. “Dá um orgulho ver a nossa cooperativa crescendo e indo bem, e a gente também, com saúde e sucesso” diz ele que herdou do pai o jeito de lidar com a terra “Desde pequeno começamos a trabalhar com as uvas e amo o que faço”.
O cultivo da uva é a renda principal da família. Na propriedade são cultivadas as variedades Isabel, Seibel, Coder Branco, Isabel Precoce, BRS Carmem e Violeta. Neste ano, a produção começou antes e colheram cerca de 50 mil quilos. “Estamos renovando os vinhedos, por isso não temos como comparar a safra a outros anos”.
Odir resume sua vida ao trabalho e ao amor pelo que se faz “Tenho três filhos. Dois moram em Caxias do Sul e um em Porto Alegre”.

Credibilidade – Para o cooperado Adir e Valter, a Aurora passa por um excelente momento e tem credibilidade. “A Cooperativa melhorou vida de todos nós. Foi a nossa salvação e nos ajudou a evoluir, a crescer e plantar com confiança colhendo boas produtividades. Além disso, o Presidente Itacir Pozza é competente e motivo de orgulho para nós. Ele transmite confiança, transparência e honestidade. E o mais importante, a Aurora é simples como a gente e organiza a nossa vida”, garante o produtor afirmando o orgulho em fazer parte da família Aurora.