Monte Belo do Sul comemora 26 anos de emancipação

 Nesta semana, Monte Belo do Sul celebra a semana do município, em comemoração aos 26 anos da emancipação. As atrações iniciam no sábado (17), com o Passeio Ciclístico e Caminhada da Solidariedade. A saída está marcada para as 15h, em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis. Haverá o sorteio de uma bicicleta.
No mesmo dia, acontece o Encontro de Cantorias Italianas de Monte Belo do Sul, na Sociedade E.C.E 24 de maio, com entrada franca. O início das apresentações é às 17h e após tem jantar típico colonial, com ingresso no valor de R$40,00, com show da Banda Quarteto da Alegria. No domingo (18), será a Festa em Honra a São José, com missa às 10h30 e almoço festivo às 12h, na Comunidade São José.

História
Entre os anos de 1877 e 1890, o território que abrange Monte Belo do Sul pertenceu a Colônia Dona Isabel. Em 1890 ocorreu a emancipação da Colônia Dona Isabel, passando a denominar-se Bento Gonçalves, enquanto Monte Belo do Sul foi nomeado como Linha Zamith e configurou-se como o segundo maior Distrito de Bento Gonçalves.
Em 1932, através de um requerimento solicitado por Júlio Lorenzoni, o Distrito passou-se a chamar Montebello, na intenção de recordar a grande batalha travada em Montebello, no município de Pávia, na Lombardia, Itália. Esse nome permaneceu até o ano de 1945, quando designou-se Caturetã, termo indígena que significa “Povoado Bonito”. Em 1949 passou a denominar-se Monte Bello, que significa “Monte Bonito”, uma homenagem as características geográficas do local. Conforme a Lei nº 9564, o dia 20 de Março de 1992 data a Emancipação Política da Cidade, passando a designar-se Monte Belo do Sul.

Programação
Dia 17 (Sábado)
Passeio Ciclístico e Caminhada da Solidariedade
15h – Saída em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis
As inscrições podem ser realizadas até o dia 14/03, nas Escolas Pedro Migliorini, Roman Ross e Caminhos do Aprender, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, roupas ou brinquedos. Os inscritos estarão concorrendo ao sorteio de uma bicicleta!

Encontro de Cantorias Italianas de Monte Belo do Sul
Local: Sociedade E.C.E. 24 de Maio
17h – Início das Apresentações
20h – Jantar típico colonial | Valor: R$ 40,00 | Locais de venda de ingresso:
Construbelo e Ristorante Nonna Metilde
Animação: Banda Quarteto da Alegria

Dia 18 (Domingo)
Festa em Honra a São José