Encontro em Pinto Bandeira reúne mulheres de quatro municípios

A próxima segunda-feira, 30 de abril, é o Dia Nacional da Mulher. E para celebrar a data, mais de 450 mulheres dos municípios de Pinto Bandeira, Bento Gonçalves, Santa Tereza e Monte Belo do Sul participaram, na quarta-feira, 24, do Encontro Microrregional de Mulheres Rurais. Essa 1ª edição do evento, que será itinerante, aconteceu no CTG Campo Velho, em Pinto Bandeira.
A programação iniciou com café da manhã e apresentação do Coral Ricordo Del Paese, seguida da abertura oficial, que contou com a presença do gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Eloi Portolan, da coordenadora regional da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Lucimar Rodrigues, do prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, e de representantes das demais entidades promotoras do evento.
Lucimar parabenizou as mulheres e lembrou que a SDR é parceira do agricultor familiar, que trabalha de sol a sol para colocar alimentos na mesa das pessoas. “Para nós é muito importante esse trabalho com a mulher rural, batalhadora, que está aí sempre à frente”, ressaltou o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar. Para o prefeito, esse foi um dia para valorizar as mulheres e fazer com que elas cresçam cada vez mais.
Após a abertura, houve palestra com Vera Miranda, com o tema “Mulheres de Atitude”, seguida de bênção e almoço. À tarde, a programação continuou com apresentação de grupo teatral e do grupo mirim do CTG, encerrando com música e café da tarde. Também foi disponibilizado durante o evento, em uma unidade móvel, orientação sobre os vários tipos de violência contra a mulher.
O Encontro Microrregional de Mulheres Rurais foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeituras de Pinto Bandeira, Bento Gonçalves, Santa Tereza e Monte Belo do Sul, Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sicredi.