Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos

As embalagens de agrotóxicos tem recolhimento anual após tríplice lavagem, conforme cronograma organizado pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Saúde e Assistência Social de Monte Belo do Sul em parceria com a Emater. Na quarta-feira, dia 27 e quinta-feira dia 28 acontecerá o recolhimento de embalagens no município ( tabela abaixo).
Lei Federal 9.974 : A devolução das embalagens de agrotóxicos pelo produtor rural passou a ser obrigatória desde o dia 1º de junho de 2002, quando entrou em vigor a lei federal 9.974, que regulamenta o uso, a produção e a fiscalização de produtos químicos.

Como preparar as embalagens:
Esse procedimento é necessário para embalagens de agrotóxicos. Não é necessário devolver embalagens de adubos foliares.
1 – Fazer a tríplice lavagem na embalagem de agrotóxicos, descartando esse líquido resultante dentro do pulverizador para total aproveitamento do produto. Nunca descarte o material resultante das lavagens das embalagens de agrotóxico no meio ambiente ou de qualquer outra forma.
2 – Colocar as embalagens de agrotóxicos em sacos especiais (big bags). Os big bags são sacos especiais, que podem ser adquiridos em casas agrícolas e cooperativas. Esses sacos não serão entregues no local do recolhimento.
3 – Há big bags para acondicionar embalagens rígidas (como galões e litros) e para embalagens flexíveis (sacos plásticos, lacres e aluminizadas).
4 – Para as tampas, é suficiente acondicioná-las em sacolas plásticas comuns, e entregar nos locais de coleta.
5 – Cada big bag deve conter o nome do produtor e o número de embalagens acondicionadas.
6 – O produtor deverá trazer as embalagens contadas e separadas.
7 – É obrigatória a apresentação do Talão do Produtor no momento da entrega.
Dúvidas sobre o recolhimento podem ser esclarecidas com a recepção da Prefeitura Municipal pelo fone 3457.2050.

Horários em Monte Belo do Sul: