Conheça os Associados da Asprovinho

Vamos apresentar através de reportagens mensais os associados que fazem parte da Associação. Nesta primeira reportagem falaremos da Colheita Butique Sazonal

Chef Giordano Tarso – Foto Raquel Konrad

A Serra Gaúcha oferece muitas possibilidades de vivências de turismo. Atraídos pelos excelentes vinhos, por uma gastronomia diversificada e de alta qualidade e pelo aconchego e conforto dos hotéis e pousadas instalados no roteiro enoturístico mais famoso do Brasil, eles vêm de todas as partes do país, inclusive do exterior. Uma opção diferenciada, é o município de Pinto Bandeira com cerca de 3 mil habitantes. Vinícolas renomadas estão naquelas terras, distante 12 quilômetros de Bento Gonçalves. Pinto Bandeira tem destaque internacional quando o assunto é vinho, especialmente espumantes, de qualidade e enoturismo.
A Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho) foi criada em 29 de junho de 2001 com o objetivo de preservar e valorizar os vinhos e espumantes produzidos no local. A entidade foi essencial no trabalho de garantir que, desde 2010, Pinto Bandeira se tornasse um dos quatro municípios do Rio Grande do Sul com Indicação de Procedência (IP) do vinho. A certificação é concedida pelo INPI e serve para conferir reputação, valor e identidade ao produto. Atualmente, conta com seis vinícolas associadas.
Os vinhos indicados agregam características únicas da geografia e dos modos de produção local. São elaborados exclusivamente com oito variedades autorizadas como procedentes da área geográfica delimitada, a partir de padrões de identidade e qualidade – estes são controlados pelo Conselho Regulador da Indicação de Procedência.
E a história não acaba aí. O município será o primeiro da América a conferir Denominação de Origem (D.O.) a espumantes. A certificação irá abranger espumantes produzidos pelo método tradicional (champenoise) com pelo menos 12 meses de maturação, a partir de três variedades – Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico. Todas cultivadas em espaldeira/plantio vertical. Vamos apresentar através de reportagens mensais os associados que fazem parte da Asprovinho: Cooperativa Vinícola Aurora, Vinícola Don Giovanni, Cave Geisse, Valmarino, Empório Castellamare, Terraças, Chef M. Crippa, Casa da Cultura Sueca, Sabores da Montanha, Bistrô Champenoise, Pousada Elida / Colheita Butique Sazonal e Villa Cristina.
Colheita Butique Sazonal
O Colheita Butique Sazonal inova ao apresentar conceitos da cozinha de fogo e técnicas rudimentares de cozinha. São poucos restaurantes brasileiros que buscam este resgate às origens em pratos deliciosos como os oferecidos no local. O casal Giordano Tarso e a Ana Gonçalves, também integrantes do Convivium Slow Food Primeira Colônia, se atentam aos alimentos orgânicos, muitos cultivados nas proximidades do restaurante, e priorizam ingredientes sazonais na confecção dos mais diversos e elaborados pratos. A prática visa o respeito pelo tempo de plantio e colheita para garantir alimentos frescos e mais saborosos.
A ambiência do local é acolhedora e proporcionam uma verdadeira experiência gastronômica ao turista em um local rústico e informal. Aos finais de semana, os almoços funcionam no esquema “menu degustação”, preparados na brasa pelo proprietário e chef Giordano Tarso. Aí é servido um menu degustação de 7 passos, uma verdadeira ode ao sabor. O valor do menu completo está por volta de R$105,00 por pessoa.
O local funciona junto à Pousada Dona Elida, administrada pela mãe do chef, na rua Sete de Setembro, 1471. O horário é funcionamento é de segunda a sexta-feira das 11h30min 13h30min (buffet), sábado das 11h30min às 15h e das 19h às 21h30min e aos domingos das 11h30min às 15h. O telefone para contato e reservas é (54) 99977-1210. Mais informações www.facebook.com/colheitarestaurante.