Conheça a plataforma móvel que analisa a água e solo para os produtores rurais

Com sistema baseado em cartão de papel e aplicativo de celular, intenção da empresa é chegar a pequenos produtores rurais.

A multinacional de tecnologia IBM anunciou, nesta quarta-feira (5/9), o lançamento de uma tecnologia móvel de análise de solo e da qualidade da água na lavoura. Chamada de AgroPad e baseada em inteligência artificial, a ferramenta promete uma avaliação em tempo real do teor de componentes como PH, magnésio e nitrogênio. O sistema funciona por meio de um cartão de papel associado a um aplicativo para dispositivos móveis, como celulares e tablets. A amostra é colocada em um lado do cartão, que contém um chip para fazer a avaliação. Os dados são armazenados sob um figura com círculos, que representam cada componente analisado.

Sistema de análise de solo da IBM usa cartão de papel e aplicativo (Foto: Adriene Sabilia/IBM)

Para “traduzir” em números, o usuário tira uma foto pelo aplicativo próprio da ferramenta, que faz a leitura da imagem por meio de um algorítmo. Segundo a IBM, os resultados saem em segundos, assim como a data da avaliação e a localização da propriedade. E os dados podem ser armazenados, dando ao produtor um histórico de avaliação do solo e da água na fazenda.

O novo produto é focado aos pequenos produtores, que têm mais dificuldades de acesso aos serviços e laboratórios de análise de solo em comparação com os grandes. Na visão da empresa, é nos agricultores de menor porte que está o maior oportunidade de crescimento da produção de alimentos no Brasil. O objetivo da empresa é tornar a nova ferramenta uma plataforma global, adaptando os seus parâmetros à realidade de cada região.

O diretor de pesquisa da IBM no Brasil pontua que a análise de solo feita por um dispositivo móvel é um sistema complementar ao tradicional, com coleta de amostras de solo e avaliação laboratorial. Pontua, no entanto, que a tecnologia portátil, embora simplificada, também pode ter seu efeito sobre a produtividade da lavoura do usuário. Diante disso, há planos de expandir a abrangência do programa para mais componentes do solo.