Como cultivar Abobrinha em casa

Abobrinha é o nome popular dado a algumas variedades ou cultivares de abóboras cujos frutos são colhidos e consumidos quando ainda estão imaturos

A grande maioria destas variedades são da espécie Cucurbita pepo, mas há exceções. Quase todas as cultivares de abobrinha formam moitas que não se alastram muito.

Foto: A maioria das cultivares de abobrinha forma moitas, ao contrário da abóbora que espalha suas longas ramas pelo terreno

As abobrinhas podem ser classificadas como segue:
– Abobrinhas-italianas ou Zuchinni – C. pepo – é o grupo de cultivares mais comum e mais cultivado, cujos frutos são cilíndricos e não alargam ou alargam pouco em direção a extremidade.
– Cocozelle – C. pepo – apresenta longos frutos cilíndricos que alargam na extremidade formando um bulbo.
– Crookneck – C. pepo – apresenta frutos cilíndricos curvos, com alargamento em direção a extremidade. Geralmente apresentam uma casca com aparência enverrugada, embora também possa ser lisa.
– Straightneck – C. pepo – apresenta frutos cilíndricos sem curvatura pronunciada, com alargamento em direção a extremidade. Pode apresentar aparência externa que pode ir de enverrugada a lisa.
– Patty pan ou scallop – C. pepo – apresenta frutos achatados ou com forma de disco, frequentemente com – ondulações ou projeções na superfície lateral.
– Abobrinha-redonda – C. pepo – apresenta frutos arredondados.
– Tromboncino ou zucchetta – C. moschata – uma variedade que produz longos frutos curvos com uma extremidade bulbosa. Esta abobrinha apresenta hábito rastejante, não forma moita.
– Abobrinha-redonda-escura ou Zapallito – C. máxima – apresenta frutos redondos verde-escuros.

Clima
A abobrinha cresce melhor em clima quente, sendo que a temperatura média ideal para o cultivo é de 18°C a 27°C. A temperatura mínima recomendada para o plantio é de 15°C, pois a planta não suporta geadas e baixas temperaturas.

Foto: Deixe apenas uma ou duas plantas se desenvolverem por cova, retirando as plantas excedentes mais fracas

Luminosidade
Preferencialmente deve ser cultivada em locais ensolarados, mas pode ser cultivada em sombra parcial, desde que haja uma alta luminosidade.

Solo
Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8.

Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Plantio
Semeie as sementes de abobrinha no local definitivo na horta, colocando 2 ou 3 sementes por cova a cerca de 2 cm de profundidade, seguindo a recomendação de espaçamento para a cultivar utilizada (geralmente vai de 0,9 m x 0,9 m a 1 m x 1,5 m).

As sementes também podem ser semeadas, por exemplo, em sementeiras grandes, em vasos pequenos, saquinhos plásticos próprios para mudas ou copinhos de 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro feitos com papel jornal ou outro material. O transplante das mudas de abobrinha para a horta pode ser feito quando as mudas têm pelo menos três folhas definitivas. Algumas cultivares de abobrinha podem crescer bem em vasos grandes.

Foto: Flor feminina da abobrinha

Tratos culturais
Como outras cucurbitáceas, as aboboreiras são monoécias, ou seja, são plantas que apresentam flores masculinas e flores femininas separadas, embora cada planta tenha os dois gêneros de flores. Flores masculinas produzem pólen e não formam frutos. Flores femininas têm um ovário inferior que lembra uma minúscula abobrinha e este se desenvolve no fruto quando a flor é polinizada.

A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é necessária para a polinização das flores e a formação dos frutos. Se não houver abelhas e não houver formação de frutos, realize a polinização das flores manualmente com a ajuda de um pequeno pincel de cerdas suaves, transferindo o pólen das flores masculinas para as flores femininas. Outra alternativa é colher algumas flores masculinas e esfregar levemente as anteras carregadas de pólen destas flores no estigma das flores femininas.

Foto: Flor masculina da abobrinha

Quando a floração se inicia, surgem apenas flores masculinas. As flores femininas começam a aparecer bem depois (de duas semanas a um mês ou mais). Altas temperaturas e dias longos aumentam a proporção de flores masculinas, que todavia sempre são mais numerosas que as flores femininas. As flores se abrem apenas por algumas horas, no início da manhã.

Colheita
A colheita da abobrinha pode começar de 45 a 80 dias depois do plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. Colha a abobrinha quando bem desenvolvida, mas ainda imatura (o tamanho adequado para a colheita varia com a cultivar).