Manual ilustrado de poda da videira é lançado pela Embrapa

Com a chegada da primavera nas regiões de clima temperado, a poda começa a ser realizada nas videiras, seja ela loga, curta, mista, formação, pode verde, outras formas. Ela é um dos mais importantes manejos na parreira, principalmente para quem tem apenas alguns pés de uva no quintal de casa para consumo próprio, pois sempre surgem algumas dúvidas sobre qual o manejo correto a ser feito.

Pensando nestas pessoas, a equipe da Embrapa Uva e Vinho reuniu as principais informações sobre o assunto e criou o “Manual Poda da Videira em Clima Temperado”, que está disponível gratuitamente para download no Portal da Embrapa.

São ilustrações e explicações detalhadas para facilitar a realização da poda dos parreirais domésticos que compõem este detalhado guia visual, produzido pela Embrapa. O guia, mesmo sendo desenvolvido para os leigos, para facilitar o entendimento de detalhes técnicos, pode ser utilizado como fonte de informação interessante para os viticultores profissionais.

A pode é fundamental para gerar uma uva de qualidade. É ela que será o equilíbrio entre a quantidade e o vigor das folhas e galhos, e a produção de uvas. Por isso é tão importante saber como manejar a planta corretamente, pois uma pode mal feita poderá prejudicar a produção da uva por vários anos.

Além de conter informações sobre os diferentes tipos de poda nos sistemas de espaldeira e latada, o manual contém diversas informações adicionais, como por exemplo, a necessidade de ‘repoda’ em casos de granizo ou geada.

A versão on line do Manual Poda da Videira em Clima Temperado está disponível para download em bit.ly/manualdepoda. Os interessados em obter a versão impressa poderão retirar diretamente na área de Transferência de tecnologia da Embrapa Uva e Vinho. ( Rua Livramento, 515 – Bento Gonçalves).