Semana da Alimentação acontece na Serra

A Semana da Alimentação RS, vem para abordar questões relacionadas ao direito e acesso das pessoas a uma alimentação saudável

Promovida pela Emater/RS-Ascar, juntamente com entidades parceiras, Semana da Alimentação RS contará com diversas ações na região da Serra gaúcha, de 15 a 21 de outubro, com a temática “Alimentação Saudável ao seu Alcance.

Créditos: emater.tche.br

Monte Belo do Sul
O município de Monte Belo do Sul promoverá o Dia de Campo “Segurança no trabalho, alimentação saudável e tecnologias de produção na viticultura”, no dia 16, com início às 9h, no salão da comunidade São Miguel. Pela manhã, haverá palestras sobre segurança na operação de equipamentos agrícolas e alimentação saudável e, à tarde, estações de práticas agrícolas na propriedade de Oscar Francisco Bruschi, onde serão abordados o manejo do solo e da água e as plantas de cobertura, amostragem representativa de solo para análise e armazenagem e manejo na propriedade.

Palestras:
9h30min: Segurança na Operação de Equipamentos Agrícolas – Consultor comercial Rafael Venzon
11h: Alimento saudávelao seu alcançe – Engenheiro Agrícola Neuri Frozza – Emater-RS/Ascar-ESREG Caxias do Sul-RS
12H: Almoço no local
13h30min: Propriedade de Oscar Francisco Bruschi – Unidade de Referência Tecnológica do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar / SDR.

Estações:
Agrotóxicos: Armazenagem e manejo na propriedade – Engenheiro Agrícula Enio Ângelo Todeschini – Assistente Técnico Regional Fruticultura Emater-RS/Ascar.
Manejo de Solo e Plantas de Cobertura: Técnico Agrícola Aldacir Henrique Pancotto – Emater-RS/Ascar – Santa Tereza.
Amostragem Representativa de Solo para Análise: Engenheiro Agrícola Jão Becker – Emater-RS/Ascar – Monte Belo do Sul.

Exposições:
Pulverizadores Agriperin
TratoresAntônio Carraro

Garibaldi
Entre as atividades que se destacam, em Garibaldi acontecerá, no dia 18 de outubro, o 4º Encontro Intermunicipal em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. O objetivo é levar informações para a valorização e o fortalecimento da alimentação saudável e resgatar a cultura alimentar dos agricultores familiares e comunidades de Garibaldi, Coronel Pilar e Boa Vista do Sul.

O encontro será realizado a partir das 13h30, no salão da comunidade de São Roque Figueira de Melo, sendo uma promoção da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e prefeituras de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar.

Na oportunidade, os presentes participação de uma palestra com o italiano Alberto Bufano, profissional renomado e com vasto currículo e conhecimento na área de alimentação saudável. A palestra abordará o tema “A importância de uma alimentação saudável e natural e os efeitos sobre a saúde”. Também será apresentado o resultado dos trabalhos anuais de preparação para o encontro, a Mostra de Receitas Intermunicipais, e haverá comercialização e produtos e artesanato.

Carlos Barbosa
Em Carlos Barbosa, no dia 16, acontecerá o Dia de Campo sobre Alimentação e Saúde, a partir das 13h, na ESF-Arcoverde. Promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Saúde, o evento contará com estações sobre relógio do corpo humano, fundamentado no uso de plantas medicinais e funcionamento dos órgãos, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e produção orgânica.

Canela
Em Canela, no dia 05, será realizado o 4º Seminário Regional de Saúde da Mulher, na sede da Capela Nossa Senhora Aparecida. A atividade, que visa conscientizar as mulheres com relação à prevenção de doenças e os cuidados que devem ter no dia a dia, é promovida pela Comissão Regional de Trabalhadoras Rurais, em parceria com a Emater/RS-Ascar, Sindicato e Prefeitura. O seminário ocorre a partir das 8h e contará com exames de saúde, palestras sobre saúde preventiva e cuidados e sobre alimentação saudável e os prejuízos dos alimentos artificiais, momento lúdico e estações sobre tabagismo, Pancs, plantas bioativas e cuidados no uso de agrotóxicos.

Estão previstas ainda ações como palestras sobre alimentação saudável, oficinas diversas, capacitações de merendeiras e concurso de culinária, entre outras, nos municípios de Nova Prata, Nova Roma do Sul, André da Rocha, São Marcos, Serafina Corrêa, Flores da Cunha, Monte Alegre dos Campos, Guaporé, São Francisco de Paula e Vacaria.