Você sabe o que é slow food?

Grupo internacional é oposto ao “fast food” (comida rápida), reunindo pessoas que são a favor da produção artesanal de qualidade, do consumo consciente e do prazer da alimentação

O movimento, chamando de Slow Food, nasceu em 1986 em Turim, na Itália, quando jovens locais se rebelaram contra a instalação de uma unidade do McDonalds. Três anos depois a sua fundação, o movimento ganhou o status de associação internacional sem fins lucrativos. Hoje, conta mais de 100.000 membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, e apoiadores em 150 países, entre eles o Brasil.

Foto: Movimento com 100 mi membros em todo o mundo // Créditos: Divulgação

O principal objetivo do momento é pregar o direito ao prazer da alimentação, feita com produtos artesanais de qualidade especial, fabricada de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção e seus consumidores.

Pregando o prazer de saborear uma boa comida e bebida, o Slow Food ainda trabalha na salvação dos grãos, vegetais, frutas, raças de animais, entre outros produtos alimentícios que possam correr o risco de desaparecer devido ao predomínio das refeições rápidas (Fast Food) e do agronegócio.

No Brasil o movimento esta presente em várias áreas como indígenas, jovens, agroecologia, atividades educativas, ecogastronomia, convívio, comunicação e outras, realizando diversas ações de convívio, como palestras e companhas para proteger alimentos tradicionais. Outras ações também são realizadas como o encorajamento dos chefs a usarem alimentos regionais e o aproximamento dos produtores com o resto da cadeia alimentícia.