Cremação ganha espaço e confiança

Capelas São José e Memorial Crematório São José oferecem serviço de cremação desde 2006

O crematório, um empreendimento privado em funcionamento desde 2006, foi o 13° instalado no Brasil. O Memorial Crematório São José é o único no país localizado em uma área de 36.000m² , sem cemitério, com mata nativa preservada, lago natural, jardins sempre floridos e toda infraestrutura necessária para propiciar o máximo de conforto, tranquilidade, respeito e paz para os momentos de despedida.

Disponibiliza ainda cerimonial de despedida, em ambiente exclusivo com capacidade para 60 pessoas sentadas, com ato religioso, imagens e músicas. Um ambiente seguro, bonito e em permanente manutenção. Atualmente, a média de cremações mensais de Bento Gonçalves é de 5 (cinco) óbitos e praticamente 100% destes são realizados em Caxias do Sul.

Como funciona
O processo de cremação passa por duas etapas combustíveis: a primeira diz respeito ao corpo e ao ataúde, atingindo a temperatura aproximada de 600 graus; na segunda, são processadas as substâncias particuladas e gases resultantes da etapa anterior. Esse procedimento ocorre na temperatura aproximada de 850 graus. Para que todo o processo esteja dentro das normas que visam à redução dos riscos ambientais é exigido que o ataúde não tenha revestimento em verniz e que todas as suas partes metálicas sejam retiradas.

O corpo também é preparado para não conter qualquer tipo de peças metálicas, a fim de garantir a qualidade dos gases emitidos para a atmosfera. O tempo total de cremação varia de duas horas a duas horas e meia. A capacidade de operação do Memorial Crematório São José de Caxias do Sul é de dez cremações diárias.

Procedimentos
Para as pessoas que tiveram um acompanhamento médico são necessários os seguintes documentos:
• Declaração de Óbito (D.O.) fornecida por dois médicos que assistiram ao falecido;
• autorização de duas pessoas da família (ascendentes, descendentes e/ou colaterais) não obrigatoriamente nessa ordem, tendo variantes dependendo dos familiares vivos.

Para pessoas cuja morte tenha ocorrido de forma violenta, ou sem acompanhamento médico:
• atestado fornecido por médico legista;
• autorização de duas pessoas da família (ascendentes, descendentes e/ou colaterais) não obrigatoriamente nessa ordem, tendo variantes dependendo dos familiares vivos;
• autorização judicial, fornecida por juiz da comarca onde tenha ocorrido o óbito.
Em todos os casos, a cremação só poderá ser realizada depois de decorridas 24 horas da constatação do óbito.

Saiba mais sobre cremação

Cremação
É um processo que, através da autocombustão, transforma um corpo em restos cremados.

A opção pela cremação
A cremação apresenta-se como uma tendência, e uma solução para o problema da lotação e falta de segurança nos cemitérios tradicionais. Além disso, isenta de custos futuros como anuidades ou manutenção cemiterial. A cremação é a melhor opção para quem quer fazer da despedida uma boa recordação.

Destino dos restos cremados
O destino final das cinzas é uma decisão da família. Podem ser espargidas no Jardim em Memória ou guardadas nos lóculos cinerários, ambos no Memorial Crematório São José de Caxias do Sul. A família pode também retirar os restos cremados e dar a destinação que melhor lhe convier.

Lóculos cinerários
Espaços destinados à guarda da urna com os restos cremados. No Memorial Crematório São José de Caxias do Sul, podem ser locados por período determinado ou a comprados definitivamente.

Urnas
São recipientes destinados à acomodação dos restos cremados. Possuem formas e tamanhos variados e podem ser encontradas de diferentes materiais.

Meio ambiente
Atualmente, a cremação é o processo que oferece o menor risco ao meio ambiente. Por ser o primeiro crematório licenciado seguindo as determinações do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o Memorial Crematório São José de Caxias do Sul possui toda infraestrutura necessária para realizar o processo de cremação sem dano algum ao meio ambiente.

Prazo para a cremação
A única determinação legal referente ao processo de cremação é de que sejam aguardadas 24 horas do óbito. Algumas crenças exigem que a cremação seja realizada após um período maior de tempo, circunstância essa que sempre é respeitada e cumprida.

Caixão
O ataúde (caixão) é cremado juntamente com o corpo. Os ataúdes utilizados para este processo seguem uma determinação do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que os tornam ecologicamente corretos com a utilização de tintas e vernizes a base de água e sem a utilização de plásticos, vidros e metais. Isso evita a liberação de possíveis poluentes durante a sua queima. As Capelas São José possuem uma linha completa dessas urnas. E por a madeira ser de densidade leve em virtude da volatilização causada pelo calor, apenas 0,5% da madeira da urna resta no final do processo.

Morte violenta
O corpo cuja origem do óbito tenha se dado de forma violenta só pode ser cremado com autorização judicial.

Velório
A cremação não dispensa velório, pois ele é sempre realizado respeitando as tradições e crenças da família.

Cerimônia de despedida
O Memorial Crematório São José de Caxias do Sul oferece uma sala para cerimoniais de despedida – um espaço amplo e requintado que pode ser utilizado sem custos, inclusive com realização de cerimoniais à noite até 22h.

Declaração em vida
O desejo de ser cremado pode ser expresso em vida. As Capelas São José de Bento Gonçalves e o Memorial Crematório São José de Caxias do Sul disponibilizam a documentação necessária e encaminha ao cartório de registro de títulos e documentos para que este desejo tenha valor legal. É sempre importante expressar a sua decisão aos familiares e amigos.

Datas especiais
Todos os anos o Memorial Crematório São José de Caxias do Sul realiza celebrações especiais em homenagem ao Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia de Finados.

Cremação de restos mortais
Corpos já sepultados podem ser cremados desde que obedeçam ao tempo mínimo de exumação (retirada dos restos mortais), conforme legislação de cada cemitério. Corpos cuja origem do óbito tenha se dado de forma violenta só podem ser cremados com autorização judicial, ou transcorridos 20 anos da data do ocorrido.

Investimento
As Capelas São José de Bento Gonçalves oferecem o Plano Recordare – Cremação planejada que pode ser pago em até 60 meses e conta com seguro prestamista. Além disso as famílias podem aderir ao AssistPrev, assistência funeral familiar oferecido somente nas empresas do Grupo L. Formolo – Capelas São José.