Monte Belo do Sul vence Prêmio Gestor Público pelo segundo ano seguido

Premiados – Foto Brunna Graco

Pelo segundo ano consecutivo, Monte Belo do Sul marcou presença entre os vencedores do Prêmio Gestor Público do estado do Rio Grande do Sul. Na edição 2018, o município foi outorgado com a Menção Honrosa referente ao Projeto da Cultura Monte Belo: Música, Canto e Dança. Outra conquista importante veio com o Prêmio Gestor Público, pelo Projeto do Turismo sintetizado na campanha ‘Vieni Vivere La Vita’ (plano de promoção turística, contemplando ações voltadas ao desenvolvimento dos empreendimentos locais. O programa envolve desde a elaboração de sinalização padronizada com placas indicativas dos empreendimentos, até a produção de guias turísticos com os principais locais que podem ser conhecidos no município. Um dos destaques da iniciativa é a promoção de um festival no dia 17 de novembro, na praça da cidade, com diversas atrações culturais e expositores montebelenses).

Reconhecendo a potencialidade da iniciativa, o Prêmio Gestor Público 2018 selecionou o município entre os 32 finalistas da distinção. Monte Belo do Sul ficou entre os dez agraciados e foi o único do Estado premiado no segmento de Turismo. Os outorgados foram conhecidos no dia seis de novembro, durante cerimônia na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Reconhecimento a Monte Belo
Monte Belo do Sul já havia conquistado o Prêmio Gestor em 2017 com o projeto “Monte Belo: Música, Canto e Dança” e nesse ano recebeu a menção honrosa pela continuidade da iniciativa. Esse reconhecimento coroa o esforço do poder público municipal em valorizar ainda mais Monte Belo e sua gente, na opinião do Secretário de Cultura e Turismo do município, Alvaro Manzoni. “Receber o Prêmio Gestor Público é uma honra muito grande para nós, montebelenses. Celebra todo um trabalho realizado com o principal objetivo de fomentar o nosso potencial turístico e nossa cultura, valorizando os talentos e empreendedores locais. Isso somado ao esforço do poder público, que se empenha ao máximo através de um projeto organizado de gestão”, exalta.

Ampliando a abrangência de ações com essa proposta, em 2018 o município inovou ao propor a realização do festival, desafio que vem conquistando aceitação muito positiva, na avaliação do prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé. “O Vieni Vivere la Vita é um marco para Monte Belo do Sul. Fizemos deste um projeto de nosso governo, buscando a valorização dos nossos pequenos empreendedores e com isso proporcionando uma diversificação da economia e a possibilidade de incremento na renda familiar. Este momento de lançamento do projeto, culminando neste belíssimo evento é o resultado da soma de esforços de muitos profissionais, trabalho este que com certeza alavancará a atividade turística em nosso município e servirá de incentivo também àqueles empreendedores que queiram investir na nossa cidade”, diz.

Sobre o PGP
O Prêmio Gestor Público (PGP) objetiva reconhecer, publicamente, ações desenvolvidas pela administração pública municipal do Rio Grande do Sul, que atinjam resultados positivos para as comunidades, incentivando, assim, a melhoria da gestão pública, bem como dos seus gestores municipais em adotar iniciativas inovadoras, criativas e que atendam à metodologia de projetos. O PGP conta com a participação especial da Assembleia Legislativa, patrocínio do Banrisul e apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio RS).

Sobre o ‘Vievi Vivere La Vita Festival’
Encampado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Monte Belo do Sul, o ‘Vievi Vivere La Vita Festival’ ocorrerá durante todo o dia 17 de novembro, com início às 11h e término às 23h. No total, serão 20 empreendimentos expondo as especialidades produzidas no município em bancas espalhadas pela Praça Padre José Ferlin – onde também acontecem apresentações de artistas locais e estaduais. O lançamento oficial da marca turística e a apresentação das ações desenvolvidas pela iniciativa serão às 20h. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações pela fan page ou Instagram do projeto Visite Monte Belo.