Pudim de abóbora com coco

O pudim é uma receita tradicional, e por isso, existem diversos modos de preparo: desde os mais simples, feitos em micro-ondas, até versões mais que vão ao forno e devem gelar por algumas horas antes de ir à mesa.

Os ingredientes usados para preparar um pudim também variam muito. É possível fazer com ingredientes como leite condensado ou até mesmo com gelatina e frutas, que são opções mais saudáveis. Para mostrar quão versátil essa sobremesa pode ser, confira esta diferente mistura que leva abóbora e coco.

Ingredientes
Calda:
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de água
15 ameixas secas

Pudim:
2 latas de leite condensado
5 ovos grandes
1 vidro de leite de coco (200 ml)
50 g de coco ralado úmido e adoçado
700 g de abóbora bem madura sem casca (corte em cubos, cozinhe em água e deixe escorrer)

Modo de preparo
Calda:
Atenção: Esta receita requer ao menos 4 horas de geladeira. Em fogo baixo, derreta o açúcar em fôrma de cone central (25 cm de diâmetro) e acrescente a água. Deixe ferver até dissolver o caramelo e engrossar. Espalhe o caramelo por todo o interior da fôrma e, no fundo, distribua as ameixas lado a lado. Reserve.

Pudim:
No liquidificador, bata bem o leite condensado com os ovos. Acrescente o leite de coco e o coco ralado e bata mais. Junte a abóbora e continue batendo até ficar uniforme.
Com uma concha, despeje lentamente na fôrma preparada (para não deslocar as ameixas) e leve ao forno médio preaquecido (200 ºC), em banho-maria (use água quente), por cerca de 1 hora ou até firmar (faça o teste do palito). Depois de frio, leve à geladeira por umas 4 horas antes de desenformar (aqueça levemente o fundo da fôrma na chama do fogão para facilitar).