Existe diferença nutricional entre as hortaliças hidropônicas e convencionais?

Mesmo com a qualidade do alimento produzido nos dois sistemas semelhante, uma das vantagens é o sistema hidropônico permitir menor uso de agrotóxico

Em tese, a qualidade dos alimento produzidos nos dois sistemas produtivos, hidroponia e convencional, são muito semelhantes. A vantagem, para a nossa saúde, é que pelo sistema hidropônico é possível usar menos agrotóxicos.

O sistema hidropônico utiliza estruturas de ancoragem para as plantas, por onde circulam soluções nutritivas André Ávila / Agencia RBS

Em ambos os métodos existe a necessidade de critérios de aplicação dos insumos, manejo e momento de colheita para evitar acumulo de nitratos na composição, principalmente das verduras. O risco, dependerá do sistema de cultivo em questão.

Morangos respondem bem à hidroponia em substrato
Carlos Macedo / Agencia RBS

No morango, por exemplo, o sistema de hidroponia em substrato tem demonstrado melhoras na aparência, qualidade, sabor e segurança.

Diferença entre os métodos
O uso do solo, para as raízes das cultivares se desenvolverem é a diferença básica entre os dois métodos de cultivo.

No sistema convencional é feito o cultivo em solo, já no o hidropônico, o produtor utiliza estruturas de ancoragem para as plantas, como calhas, potes, slabs, com ou sem substrato inerte, por onde circula solução nutritiva.

A nutrição para as cultivarem, como a água e o oxigênio, nos dois sistemas também é diferente, pois o produtor precisa lidar com o meio onde estão localizadas as raízes. Mas, em ambos se busca fornecer os insumos de modo a otimizar a produção.