Senar forma profissionais do turismo em Monte Belo do Sul

Fotos: Marlove Perin

Depois de sete meses, os Agentes de Turismo Rural do Programa de Qualificação para o Turismo, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-RS, Sindicato Rural da Serra Gaúcha e Prefeitura Municipal, receberam os certificados. A formatura foi realizada na noite da terça-feira, 12 de dezembro, no Sítio Pitanga em Monte Belo do Sul.

Realizado pela instrutora coordenadora do programa Gladis Pippi, o curso tem por objetivo identificar e implantar negócios de turismo rural, ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações do produtor e sua família, com consequente diversificação e aumento de renda da propriedade rural. Com um total de 09 módulos, o programa é dividido em módulos que abordam conhecimentos sobre potencialidade e oportunidade de negócios turísticos no meio rural; sustentabilidade, oportunidade e desenvolvimento de produtos e negócios turísticos; prevenção de acidentes no ambiente rural; condução de turismo; hospedagem em áreas rurais e atendimento ao cliente; meios de alimentação e comercialização de produtos e negócios turísticos no meio rural.

“Os participantes foram qualificados para uma nova oportunidade de negócios, fomentando o turismo rural em toda a região, que possui um grande potencial de beleza e muitas curiosidades”, ressaltou a instrutora do programa Gladis Pippi. A característica básica da capacitação é a de agregar valor à propriedade rural e aos produtos e culturas existentes na região, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família. O programa qualificou 12 empreendedores de turismo. O participante Cristiano Cangussu falou em nome dos formandos, agradeceu a oportunidade e relembrou o que a instrutora do programa Gladis falou no primeiro dia de curso que o Turismo não se faz sozinho.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal de Monte Belo do Sul Adenir José Dallé, o Secretário de Agricultura Eder Zaffari, o Secretário de Turismo, Álvaro Manzoni, o Presidente da Câmara do Legislativo Onécimo Pauleti, o Presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha Elson Schneider, o supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-RS, Nilson Finger, a Instrutora do Programa de Turismo Rural do SENAR/RS, Gladis Maria Pippi, o engenheiro agrônomo da Emater/RS Ascar João Becker, vereadores, empresários e comunidade em geral.