Você sabe a diferença entre suco, concentrado, néctar e integral?

A diferença entre eles é bem simples, o suco integral contém somente suco da fruta, enquanto o concentrado traz a indicação de diluição no rótulo. Já a mistura apresenta as mesmas características fixadas nos padrões de identidade e qualidade da versão integral.

Consumidor deve ficar atento ao rótulo para diferenciar as bebidas

O suco integral contém somente suco da fruta. O concentrado traz a indicação de diluição no rótulo e, quando misturado, apresenta as mesmas características fixadas nos padrões de identidade e qualidade para a bebida na concentração normal, ou seja, do suco integral da fruta. Na legislação que rege o tema, instituída pelo decreto n°6.871 de 4 de junho de 2009 que regulamenta a lei 8.918, diz que: “suco ou sumo é a bebida não fermentada, não concentrada, ressalvados os casos a seguir especificados, e não diluída, destinada ao consumo, obtida da fruta madura e sã, ou parte do vegetal de origem, por processamento tecnológico adequado, submetida a tratamento que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo.”

Vale lembrar que o termo integral é exclusivo para os sucos sem adição de açúcares e, na sua concentração natural, é proibida a utilização do termo para o suco reconstituído. As bebidas conhecidas como néctar não são fermentadas e o seu resultado vem da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato, adicionado de açúcares. A descrição do tipo de bebida consta no rótulo.