Farroupilha é oficializada Capital Nacional do Moscatel

Bolsonaro também sancionou a Lei que institui a Política Nacional da Erva-Mate

Farroupilha produz cerca de 10 milhões de quilos de uvas moscatéis | Foto: Adroir da Silva / Divulgação / CP

A cidade de Farroupilha foi oficializada com o título de Capital Nacional do Moscatel. A Lei 13.795, de 3 de janeiro de 2019, foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira, 04 de janiero. O município obteve da Embrapa a indicação geográfica de procedência (IP) para os vinhos finos moscatéis.
O município é reconhecido pela qualidade no cultivo da uva moscatel, inclusive o Moscatel Casa Perini, em 2017, foi classificado como o 5º melhor vinho do mundo.
A principal variedade utilizada para a produção é a tradicional Moscato Branco, mas outras variedades também podem ser utilizadas na produção, incluindo Malvasia de Cândia (aromática), Moscato Giallo, Moscatel de Alexandria, Malvasia Bianca, Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo. Os vinhos e espumantes moscatéis com o selo da indicação de procedência de Farroupilha já somam mais de 1 milhão de garrafas. A cidade realiza entre os meses de agosto de setembro o Festival do Moscatel, no Centro de Eventos Mário Bianchi.
O projeto de autoria do deputado Henrique Fontana (PT-RS) tramitava desde 2013 no Congresso. Na justificativa do projeto de lei, protocolado em 2013, o autor, deputado federal Henrique Fontana, destaca que “Farroupilha é o terceiro maior produtor vitivinícola do país e o maior produtor nacional de uvas moscatéis, utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos”. O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, informa que hoje o município produz cerca de 10 milhões de quilos de uvas moscatéis, que representa 40% da produção desta variedade no Estado.
Bolsonaro também sancionou a Lei que institui a Política Nacional da Erva-Mate, que tem como objetivo aumentar a produção, elevar o padrão de qualidade e também incentivar o comércio da erva-mate brasileira.