Criação da Zona Franca da Uva e do Vinho volta ao debate neste domingo no Spa do Vinho

Painel organizado pelo Fórum Intermunicipal de Planejamento Turístico e Econômico terá a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

Sócia-diretora Deborah Villas-Bôas Dadalt, com os produtos Caudalie, exclusividade dos tratamentos vinoterápicos do Spa do Vinho Foto Arquivo/.DOC Assessoria

A criação da Zona Franca da Uva e do Vinho volta à roda de debates neste domingo (10), mobilizando autoridades da Serra Gaúcha e de entidades ligadas ao setor vitivinícola no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves. A programação, contará com a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
A criação da Zona Franca da Uva e do Vinho foi proposta em projeto de lei de autoria do deputado federal João Derly, visando isenção de impostos para na venda de vinhos no varejo em 23 cidades da Serra Gaúcha que detém produção vitivinícola. A intenção do projeto é estimular o desenvolvimento da vitivinicultura local e o enoturismo na região. Conforme o Ibravin, a tributação nos vinhos corresponde a mais da metade do valor do produto.
Para a sócia-diretora do Spa do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt, a redução de impostos vai incrementar ainda mais o enoturismo na região da Uva e do Vinho. “Só o Vale dos Vinhedos recebe mais de 400 mil turistas por ano. Com a redução dos impostos na venda direta de vinhos aos turistas e visitantes, podemos incrementar sobremaneira este fluxo, gerando novos empreendimentos, empregos e desenvolvimento econômico e social em toda região Uva e Vinho”, destaca.

O prefeito Guilherme Pasin ressalta a importância de ter o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em Bento Gonçalves e na Serra Gaúcha. “Uma grande oportunidade para a região receber uma figura política que tem um grande desafio com a Reforma da Previdência e na reconstrução do nosso país, que estará conhecendo os anseios da região. A criação de uma zona livre e a redução tributária alavancaria o desenvolvimento econômico a patamares nunca antes vistos”. O Prefeito também destaca a “oportunidade para as lideranças locais demonstrarem a preocupação para o andamento de projetos como duplicação da BR 470. Prolongamento da 448 e outras demandas”.
A ideia da Zona Franca surgiu a partir da experiência do próprio Spa do Vinho. “Muitos dos nossos hóspedes se queixam de não encontrarem vinhos com valores mais atraentes no produtor, às vezes até mais caros do que nos grandes supermercados ou distribuidores. Isto acontece em função da alta carga tributária imposta ao produto”, explica Deborah. A proposta inicial abrangia apenas o Vale dos Vinhedos, mas o projeto tomou corpo e mais municípios foram se engajando à iniciativa. Será necessário criar uma entidades reguladora para normatizar e fiscalizar a Zona Franca, reunindo todos os municípios que estejam estruturados para ingressar no projeto. As 23 cidades propostas pela Zona Franca da Uva e do Vinho são Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Ipê, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Salvador do Sul, Santa Tereza, São Marcos, São Valentim do Sul, Veranopólis e Vila Flores.

Painel Especial para acelerar o trâmite em Brasília
Neste momento o Projeto de Lei No 9.045/17 encontra-se arquivado pois seu autor, João Derly, não se reelegeu nas últimas eleições. Após assumir como Secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Derly manteve o apoio ao projeto, que agora será assumido por novos autores para seguir tramitando na Câmara. Este “apadrinhamento” e a formação de uma comissão que acelere os trabalhos será o foco principal do Painel que acontece neste domingo no Vale dos Vinhedos. Mais de uma dezena de Prefeituras da região Uva e Vinho já confirmaram presença, assim como o próprio Deputado Rodrigo Maia. Após o Painel, os convidados almoçarão em evento fechado no Restaurante Leopoldina do Spa do Vinho.

Serviço:
Painel Zona Franca Uva e o Vinho na Serra Gaúcha (Projeto de Lei 9045/2017)
Local: Centro de Eventos Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola (Rodovia 444, Km 21, s/n, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS)
Horário: das 10h às 12h30