Aliança Moscatel conquista mais alta premiação em concurso na Europa

O espumante Aliança Moscatel 2019, elaborado pela Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança, foi o único espumante entre 16 países participantes a conquistar o Prêmio Gran CINVE, mais alta distinção oferecida no 15º Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos, realizado de 31 de março a 3 de abril em Cáceres, na Espanha.
Cerca de 800 amostras, de 16 países, foram avaliadas por um júri internacional formado por 40 especialistas, entre enólogos, sommeliers, jornalistas especializados e distribuidores de diversos países. No total, o Brasil conquistou sete medalhas nas categorias Espumantes e Vinhos Tranquilos.
Para o gerente comercial da Nova Aliança, Fernando Matana, a conquista é a coroação do trabalho conjunto dos elos que compõe a cooperativa. “Os produtores que foram selecionados com suas melhores uvas para a formulação deste produto, a equipe técnica e de produção que está se empenhando na melhoria da qualidade e elaboração dos espumantes e do mercado que cada vez mais valoriza e da valor a produtos que são reconhecidos internacionalmente”, valoriza.
Matana salienta que a demanda pelos espumantes é crescente, tanto no mercado interno quanto externo e que a bebida continua entre as apostas comerciais da cooperativa para 2019. “Há uma demanda crescente e notável dos espumantes no mercado nacional durante o ano todo. Iniciamos 2019 e a venda do espumante continua ativa, diferente de períodos passados. Nas feiras do mercado externo que participamos o produto também foi muito elogiado e acreditamos que é um mercado muito potencial que podemos explorar”, adianta o gerente comercial.
Os vencedores de cada categoria que conquistaram a Medalha de Ouro obtiveram entre 90 e 100 pontos, a Medalha de Prata entre 80 e 89 pontos. Já os que obtiveram uma Grande Medalha de Ouro passaram por uma segunda prova entre o que conquistaram uma medalha de ouro. O maior prêmio é o Gran CINVE e é exclusivo dos vinhos considerados de qualidade superior.
O Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos – CINVE – conta com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Europeia (EU). Além de vinhos, o CINVE também reúne amostras de azeites de oliva extra virgem e, pela primeira vez, saquê japonês.

Sobre a Nova Aliança
A Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança é fruto da união de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha: Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul, a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha, e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha. Hoje, a Nova Aliança conta com 755 associados, distribuídos em três distintas regiões vitivinícolas: Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha Gaúcha.
A Nova Aliança possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva integral da América Latina. Desde 2013 a produção de suco e, a partir de 2014, o envase de vinho e de espumante, estão concentrados na sede da cooperativa, em Flores da Cunha, que conta com prédio de 24 mil metros quadrados e capacidade para processar até 60 milhões de quilos de uva por ano.