Câmara de Santa Tereza aprova dois projetos

Um deles é de autoria parlamentar e outro enviado pelo Poder Executivo

A próxima Sessão Ordinária será no dia 21 de maio, às 19h Foto: Juliana Graick

Um projeto de lei e um de resolução foram aprovados pela Câmara Municipal de Santa Tereza na Sessão Ordinária da terça-feira, 07. Uma matéria é de autoria parlamentar e outra do Poder Executivo.
A primeira matéria aprovada, foi o Projeto de Lei Municipal nº 1.314/2019, autoriza o Executivo Municipal a firmar convênio com o município de Coronel Pilar para fins de viabilizar o transporte de estudantes. Segundo a justificativa da matéria, o projeto irá beneficiar os alunos que estão próximos da escola e sua residência. Com isso, os alunos do Município de Santa Tereza, irão estudar na Escola Estadual de Ensino Médio São Lourenço, de Coronel Pilar.
Em seguida,foi aprovado o Projeto de Resolução n° 001/2019, de autoria do Poder Legislativo, Institui a Imprensa Oficial da Câmara Municipal de Vereadores. Com isso, é instituído a comunicação por meio do quadro mural, o site, a página virtual Facebook e as transmissões ao vivo, com objetivo de divulgar as ações do Poder Legislativo.

Proposições
De autoria dos vereadores, Ademir De Conto, Gisele Caumo, Loiri Baldissera, e Luiz Carlos Riboldi, indicação que solicita ao Poder Legislativo para que realize uma homenagem a memória dos vereadores falecidos Gelito Antônio Mattia e Nédio Baggio Vignatti.
Os vereadores, Ademir De Conto, Gisele Caumo, Loiri Baldissera, e Luiz Carlos Riboldi, solicitam ao Poder Executivo pedido de informações referente as obras de instalação da empresa Agroshoes – Produtos e Calçados Brasileiros Eireli.
Durante a Sessão ocuparam a tribuna os vereadores Márcio Pilatti, Loiri Baldissera, Flávio Pierozan, Gisele Caumo, Ivaldo Pissetti, Luiz Carlos Riboldi e Cristiano Casagrande. Todos os vereadores em sua fala agradeceram ao evento ECAST – Encontro de Carros Antigos, já tradicional no município.
O vereador Márcio Pilatti parabenizou o prefeito Gilnei Fior pela contratação das duas pessoas que aguardavam ser chamadas em concurso pra limpeza da cidade, não renovando o contratado com a empresa que prestava o serviço. Falou sobre o andamento da obra do asfalto na Comunidade Santa Tecla, sobre a dificuldade que o executivo esta tendo com a colocação de brita, pedindo compreensão dos moradores e solicitou ao Executivo que faça a colocação de lixeiras na Praça Norte. Por fim, parabenizou a Comunidade da Pederneira pelo Jantar das Codornas.
O vereador Loiri Baldissera fez uso da tribuna e leu uma mensagem aos vereadores falecidos Gelito Antônio Mattia e Nédio Baggio Vignatti e por fim parabenizou a Linha Pederneira pela festa no último sábado.
Já o vereador Flávio Pierozan deu mais alguns esclarecimentos sobre a água, que além da análise é feito a limpezas das 41 caixas de água do município e dos 11 poços. Sobre a saúde, Flávio disse que as pessoas buscam ficar no município por ser um lugar com qualidade de vida. “Temos mais de 520 pessoas com idade acima de 60 anos, por isso sugiro que seja analisada a indicação já feita, da construção de uma pista de caminhada” diz. E para somar nos atendimentos, o vereador lembrou sobre a chegada de uma nova ambulância.
Em seguida ocupou a tribuna a vereadora Gisele Caumo que iniciou sua fala dizendo que a comunidade a partir de agora possui a oportunidade de acompanhar parte do trabalho do Legislativo ao vivo, através do perfil no Facebook, com a transmissão das sessões. “Esta é uma ânsia de muitas pessoas e de alguns vereadores desta Casa, desde que assumimos nossos cargos de vereadores, mas infelizmente os dois presidentes anteriores, sempre ignoraram nossos pedidos de transmissão ao vivo. A nossa função como vereadores é fiscalizar e a do Executivo é tornar concretas nossas solicitações” esclarece Gisele. Durante sua fala, a vereadora parabenizou a Terceira Idade, as comunidades da Graciema Baixa e Pederneira pela realização de seus eventos. Gisele ainda felicitou o Poder Público pela realização do XIV ECAST, engrandecendo tal evento. A vereadora questionou a ausência de lâmpadas na parte onde estão inseridos os banheiros públicos. Na oportunidade, a Edil solicitou explicações do Poder Público sobre o que será efetivado no trecho que entorna a Torre da Igreja Matriz e sobre a perfuração do poço artesiano, no valor de R$ 23.000,00 na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, destacando a existência de um poço ativo nesta localidade. Por fim explicitou sobre seu questionamento na última sessão, da possibilidade da água estar contaminada com glifosato e para esclarecer mais dúvidas, a vereadora solicita que o responsável pela Vigilância Sanitária compareça à Casa Legislativa.
Ivaldo Pissetti começou sua fala relatando sua participação na Conferência Nacional da Saúde e lamentou que seus colegas vereadores não participaram e disse ainda que o assunto da contaminação da água poderia ser melhor esclarecida na conferência. O vereador também solicitou que seja feito uma nova reunião com a Consultora de Negócios Vinhedos da RGE, Polyana Souza da Cunha, para esclarecimentos sobre a rede trifásica.
Luiz Carlos Riboldi disse que como vereador tem a obrigação de se posicionar sobre a água e lembrou aos ouvintes que foi a imprensa quem primeiro divulgou os dados de contaminação e que a colega Gisele fez seu papel de vereadora, de fiscalizar. O vereador solicitou informações sobre o porquê da perfuração de um novo poço artesiano na Comunidade Sagrado Coração de Jesus e falou sobre o problema que existe na rede elétrica do poço artesiano da Comunidade citada, solicitando a regularização da mesma. E por fim cumprimentou os organizadores do Baile da Terceira Idade e parabenizou a colega Gisele Caumo por ser escolhida a Vereadora destaque do município, pela empresa Prime.
Cristiano Casagrande parabenizou os organizadores da Festa Graciema Baixa, o Jantar das Codornas na Linha Pederneira e a vereadora Gisele Caumo por ser escolhida como vereadora destaque.
Ouça a integra da Sessão: www.camarasantatereza.com.br/player/10
A próxima Sessão Ordinária será no dia 21 de maio, às 19h, aberta à participação da Comunidade.