Passeios especiais: experiência única a bordo da Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Passeios com temáticas especiais são ofertados pela Giordani Turismo – em menor frequência que o tradicional – e tem atraído cada vez mais interessados

L´Essenza del Vino tem edições mensais Divulgação Giordani

Maria Fumaça Foto: Divulgação

O passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, é um passeio tradicional para os visitantes da Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha. A operação da linha é feita pela Giordani Turismo e Eventos há mais de 25 anos, e para inovar, a empresa tem investido na realização de passeios especiais, em datas festivas, a bordo do trem.
L´Essenza Del Vino, com edições mensais, Filó no Trem e Noite Gaúcha, com edições únicas anuais, e Natal Sobre Trilhos, com temporada em novembro e dezembro, são os passeios presentes no portfólio atual. O bilhete para do trem também garante ao visitante o acesso ao Parque Cultural Epopeia Italiana, que conta a história da imigração italiana na região. e
A cada viagem do vagão 219, do L´Essenza Del Vino, os passageiros vivem uma experiência única, com degustação de vinhos e espumantes orientadas por sommelier ou enólogo convidado. Um novo tema é escolhido a cada mês (agenda completa abaixo) para a harmonização – com produtos da região – e, durante a viagem detalhes sobre o universo dos vinhos e processos de elaboração são compartilhados com o público. Para completar a experiência, o vagão 219 da Maria Fumaça conta com a presença de um músico exclusivo responsável por animar o público entre as degustações.
Um resgate cultural e histórico marca o Filó no Trem. O passeio acontece dia 22 de junho, às 18h40 e às 21h, e leva o visitante à uma viagem no tempo, com a possibilidade de conhecer, vivenciar e participar de um legítimo filó. Principais responsáveis pela colonização da Serra Gaúcha os imigrantes italianos deixam um vasto legado cultural, gastronômico e de lazer para seus descendentes, e o Filó do Trem quer valorizar e espalhar estas tradições.
O gaúcho se orgulha de cultivar e propagar suas tradições, e em setembro, mês da Revolução Farroupilha, o Trem do Vinho oferece a ‘Noite Gaúcha na Maria Fumaça’, tradição iniciada em 2013. Música típica, apresentações culturais e a tradicional culinária gaúcha, são os diferenciais do passeio que acontece dia 21 de setembro em dois horários: 18h40 e 21h.
E o clássico passeio de Maria Fumaça ganha uma roupagem especial no período natalino, com o espetáculo Natal Sobre Trilhos, com passeios aos sábados, entre 23 de novembro e 21 de dezembro. Dentro do trem os passageiros participam de uma viagem noturna encantadora, com decoração temática, personagens lúdicos e performances artísticas, que envolvem o visitante em intervenções que ajudam a manter viva uma das histórias mais celebradas no mundo e com a emoção que só essa época do ano proporciona.
L´Essenza Del Vino 2019
– 01/06 – Queijos e Vinhos
– 06/07 – Vinhos Tintos
– 10/08 – Dia dos Pais: Grandes patriarcas da Serra Gaúcha
– 07/09 – Vinhos da Campanha
– 19/10 – Cervejas Artesanais

Filó no Trem tem sua edição anual dia 22 de junho Divulgação Giordani