Legislativo aprova dois projetos por unanimidade de votos

Dois projetos de lei, de autoria do Poder Executivo, foram aprovados por unanimidades de votos na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Tereza da terça-feira, 04 de junho.
A primeira matéria aprovada, o PL Municipal nº 1.316/2019. O projeto autoriza o poder executivo a realizar despesas para a confecção de tapetes de corpus christi no valor de até R$ 1.550,00.
Em seguida, os vereadores aprovaram o PL Municipal nº 1.317/2019. A matéria dispõe sobre os procedimentos para a participação, a proteção e a defesa dos direitos do usuário de serviços públicos da administração pública municipal, direta e indireta, de que trata a lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017.
Durante a Sessão ocuparam a tribuna os vereadores Loiri Baldissera, Gisele Caumo, Cristiano Casagrande e Luiz Carlos Riboldi.
O vereador Loiri Baldissera ocupou a tribuna e parabenizou a equipe da canoagem Astecan – Associação Santaterezense de Canoagem e os envolvidos na participação da Copa Guaíba de Canoagem Velocidade, realizada no final de semana, na cidade de Guaíba pela conquista de 11 medalhas. Loiri também aproveitou para defender o papel do vereador que de é fiscalizar e cobrar a atuação do Executivo.
Prosseguindo ocupou a tribuna a vereadora Gisele Caumo que parabenizou a Comunidade da Linha Bento pelo jantar realizado e a Comunidade Sagrado Coração de Jesus pela festa do último domingo. Também enalteceu a Equipe da ASTECAN pela conquista na Copa Guaíba de Canoagem Velocidade. Novamente a vereadora solicitou a manutenção e limpeza dos banheiros públicos e ao Fiscal da Vigilância Sanitária que averígue em baixo da ponte férrea o lixo que lá se encontra inserido e água acumulada que pode servir como criadouro de mosquitos transmissores de doenças. E lembrou, que na Sessão passada, juntamente com os Vereadores Luiz Carlos Riboldi, Loiri Baldissera e Ademir De Conto solicitou através de ofício ao Executivo explicações sobre o recebimento de recursos financeiros provenientes de uma votação da consulta popular realizada em 2017, referente a regionalização do turismo no valor de R$ 36.620,00. A vereadora leu o ofício recebido do Secretário de Governança e Gestão Estratégica do Estado do RS, Senhor Claudio Gastal, no qual o mesmo destaca que o projeto foi entregue pelo Município e este não recebeu os recursos do orçamento do Estado pelo fato de não estar habilitado no Sistema CHE – Cadastro para Habilitação em Convênios do Estado e devido a uma pendência de regularidade do FGTS. “Analisem bem quando certos vereadores utilizam desta tribuna para destacar que nós, oposição, só sabemos vir aqui lançar críticas. É inadmissível um município não receber recurso por pendências administrativas. A nossa comunidade cumpriu com o seu papel, foi lá e votou e o poder executivo não cumpriu com o seu papel” explicou a vereadora.
Em seguida ocupou a tribuna o vereador presidente da Casa, Cristiano Casagrande, que parabenizou a Astecan pelo empenho que vem sendo realizado nos últimos anos e pela conquista no Campeonato. Também falou sobre o problema da falta da água que afeta algumas famílias que chegam a ficar até uma semana sem água, sugere então providências e troca do encanamento e colocação de caixas d’água para sanar o problema. Também falou sobre o patrolamento das estradas do interior, que são feitos somente quando há festas nas Comunidades.
Por fim falou o vereador Luiz Carlos Riboldi que também parabenizou a equipe da Canoagem na participação da Copa Guaíba de Canoagem Velocidade e disse que Santa Tereza é o berço deste esporte. Falou ainda sobre o pedido de informação feito ao Executivo a respeito da licitação e o andamento da obra da terraplanagem para instalação de uma empresa na Comunidade 130 da Leopoldina “A licença prévia está vencida desde março, minha pergunta e preocupação é saber se a obra vai continuar ou não “diz Riboldi.
Ouça a integra da Sessão:
https://www.camarasantatereza.com.br/player/12
A próxima Sessão Ordinária será no dia 18 de junho, às 19h, aberta à participação da Comunidade.
Fotos: Juliana Graicik