Chef Rodrigo Bellora inaugura o Guaraipo Bar e Cozinha

Ambiente urbano, menu descomplicado e carta de drinks assinada pelo bartender Gustavo Wiesel são os destaques do novo gastrobar em Farroupilha

Chef Rodrigo Bellora inaugura o Guaraipo Bar e Cozinha

Inaugurado oficialmente na última terça-feira, dia 09, o Guaraipo Bar e Cozinha é a grande comemoração nos 10 anos de ecogastronomia do chef Rodrigo Bellora. O novo gastrobar em Farroupilha une-se ao já consagrado Valle Rustico, restaurante do chef no Vale dos Vinhedos, para oferecer um menu baseado em ingredientes frescos e locais. Contudo, o Guaraipo se propõe a uma experiência muito mais informal, com uma gastronomia descomplicada no almoço e jantar, além da impecável carta de drinks.
O visual do Guaraipo é rústico e despojado, e o menu expressa toda a Cozinha de Natureza que o chef Bellora defende. Localizado ao lado do hotel Holiday Inn Express de Farroupilha, o Guaraipo vai funcionar dia e noite, com serviços diferentes em cada horário. Para o almoço, o chef apresenta uma lista de ingredientes e o cliente escolhe quatro deles para compor o seu próprio combo. A versão com quatro vegetais custa R$ 30 e com três vegetais + uma proteína animal, R$ 35.
Para a noite, foi criado um menu com petiscos, pratos principais e as famosas pizzas artesanais do chef Rodrigo Bellora, com as quais ele começou a história do Valle Rustico, há 10 anos. A carta de drinks é assinada pelo bartender Guto Wiesel, do Toro Gramado, e traz os clássicos da coqueteleria e algumas opções especialmente criadas para o lugar – como o drink Guaraipo, que leva gin, kombucha produzida pela equipe e mel de abelhas nativas. Uma carta de vinhos regionais foi especialmente selecionada para o novo gastrobar e as cervejas são da Cervejaria Guarnieri.

Surpresas na inauguração
Na inauguração do Guaraipo Bar e Cozinha, o chef Rodrigo Bellora emocionou-se, ao rememorar sua trajetória na gastronomia e agradecer o apoio da família. Segundo ele, é um grande desafio o modelo do novo empreendimento, que prioriza as relações com a agricultura familiar e ingredientes altamente artesanais, mas se propõe a preços muito convidativos e serviço sem necessidade de reserva no dia e noite. “O nosso propósito é mostrar uma gastronomia que preserve a biodiversidade e seja boa para as pessoas. Assumi esse desafio com o apoio de toda a minha equipe e estamos confiantes que o Guaraipo seja um sucesso”.
Duas surpresas aos convidados marcaram a noite: na chegada, uma mesa com degustação de sete tipos diferentes de mel de abelhas nativas para as pessoas perceberem as diferenças de aroma, sabor e doçura. O mel da abelha guaraipo, extremamente raro e peculiar, estava na sequência da degustação. Como lembrança do evento, em vez de um presente para os convidados, a equipe preparou uma parede com cartões postais. Os convidados preencheram com o endereço de alguém especial e depositaram numa urna. A equipe do Guaraipo vai enviar os cartões por Correio e os presenteados vão ganhar uma refeição no lugar.

Por que Guaraipo?
Guaraipo é uma abelha nativa em extinção, de personalidade mansa e sem ferrão. Essa espécie indígena tem uma estrutura social inédita, com maior divisão de poder entre rainhas e operárias. No universo da abelha Guaraipo, há quase sempre mais de uma rainha com comando compartilhado e uma estrutura de trabalho mais flexível entre as operárias. Do ponto de vista ecológico, elas ajudam a preservar a biodiversidade, pois são as polinizadoras por excelência das matas brasileiras.
Com um trabalho permanente de valorização de ingredientes e saberes locais, o chef Rodrigo Bellora constrói um repertório gastronômico colaborativo, que começa na fazenda orgânica do Valle Rustico e numa rede de pequenos produtores parceiros. A equipe de cozinha trabalha criações coletivas a partir do que a natureza oferece em cada temporada. Assim como no restaurante do Vale dos Vinhedos, para o menu do Guaraipo o chef Rodrigo Bellora procurou se cercar de agricultores locais, encurtando a distância percorrida entre os insumos e a cozinha. O propósito primordial é fortalecer as relações com o pequeno produtor que se perdem no contexto da atividade agrícola de alta intensidade.

Guaraipo Bar e Cozinha
Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, 603 B, Farroupilha – ao lado do Holiday Inn Express
Aberto de terça a domingo para o almoço (11h30min às 14h) e de terça a sábado para happy hour/jantar (18h às 23h)
Contato: (54) 98165-2990 (whatsapp)
https://www.facebook.com/guaraipobarecozinha
https://www.instagram.com/guaraipobarecozinha

Chef Rodrigo Bellora