Jovens concluem mais uma etapa do Curso Profissionalizante em Viticultura

Jovens viticultores dos municípios de Farroupilha, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Imigrante e Bento Gonçalves participaram, na semana passada, do 3º módulo do Curso Profissionalizante em Viticultura. Os três cursos aconteceram em propriedades rurais de alunos participantes e foram ministrados pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Ângelo Todeschini, juntamente com os demais instrutores do curso de fruticultura do Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp).
O objetivo da qualificação é valorizar a sucessão familiar na propriedade rural e incentivar o desenvolvimento de alternativas de empreendedorismo no meio rural, agregando valor à produção primária e promovendo a permanência do jovem no campo. Nesta etapa, foram tratados os seguintes assuntos: importância da aplicação dos nutrientes e doses adequados na adubação, evitando-se o uso desnecessário de quantias e nutrientes quando integrantes de adubos formulados; identificação, ciclo biológico e os mais eficientes métodos de controle das principais pragas da viticultura; enxertia de inverno e as podas secas de formação, de produção e de renovação dos vinhedos. Na poda seca, foram abordados os objetivos e princípios dessa técnica, no intuito de manter-se o equilíbrio entre as partes vegetativas e produtivas das plantas. Todos os alunos tiveram oportunidade de efetivar essa prática cultural.
Os próximos encontros acontecerão no final de setembro e início de outubro e terão como pauta: estudo das fitopatias e seu controle e tecnologia de aplicação de agroquímicos.