Viticultores participam de Dia de Campo em São Valentim do Sul

Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura de São Valentim do Sul promoveram um Dia de Campo em Viticultura, na sexta-feira (05/07). A atividade contou com a participação de 35 pessoas, entre elas o prefeito Jerry Angelo Macagnan e o vice e secretário da Agricultura, Adelar Bertuzzo.
Pela manhã, na Câmara de Vereadores, uma palestra buscou ampliar o conhecimento sobre os insumos, principalmente os agrotóxicos, utilizados na produção da uva. “O objetivo é aumentar a eficiência das aplicações, mostrando os princípios ativos mais adequados para cada cultivar”, explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Ângelo Todeschini. Com isso, busca-se evitar reações adversas que podem interferir no potencial produtivo, bem como na longevidade do parreiral, além da redução dos custos de produção.
À tarde, apesar do frio, no videiral protegido do agricultor Edson Baldissarelli, o agrônomo tratou da viticultura em ambiente protegido, abordando desde a construção, manejo produtivo do vinhal, pragas, fitopatias e manutenção do filme plástico. “A produção em ambiente protegido é uma técnica que reduz muito o uso de agroquímicos, desde que o viticultor compreenda plenamente que está lidando com um ambiente artificial, diferente do cultivo a céu aberto, e onde se tem um aumento da temperatura, plena secura da copa e ausência de raios ultravioletas”, afirma Todeschini.