Degustação pública é novidade no Pavilhão da Agricultura Familiar

Na 42ª edição da Expointer, uma novidade está deixando o público bem faceiro como dizem os gaúchos. Trata-se de uma inovação feita no Pavilhão da Agricultura Familiar, que são os testes de aceitação pública de rapaduras e cucas, realizados nesta quarta e quinta-feira (28/08) no local. As pessoas que vão passando e se propõe a provar, auxiliam nesta difícil tarefa promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo; Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr), Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetraf-Sul) e Via Campesina, que são também os organizadores do Pavilhão.
Segundo a engenheira de alimentos da Emater/RS-Ascar, Bruna Bresolin Roldan, os testes foram propostos em função de que as cucas e rapaduras são produtos até então não contemplados nos concursos promovidos todos os anos, como o de salames e queijos. Os testes ocorrem das 9h às 13h ou até que 150 pessoas participem dele.
Reginato Lisboa passeava pelo Pavilhão quando resolveu participar do teste porque está pensando em colocar um negócio nesta área. “Esta é uma oportunidade de provar para saber o que tem de melhor no mercado e analisar a viabilidade de empreender”, ressaltou.
Além desta novidade, neste ano o número de participantes foi ampliado para 316 espaços de comercialização e há uma Cozinha Show no local, uma iniciativa do Mapa, com execução da Emater/RS-Ascar e o curso de Gastronomia da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O espaço tem por objetivo divulgar e valorizar os alimentos produzidos pelas agroindústrias familiares e à venda no pavilhão, com o uso destes em receitas.
Quem passar pela Cozinha Show poderá assistir demonstrações gratuitas e diárias até o penúltimo dia de feira (31/08), às 13h uma salgada e às 15h a receita doce. Todas as receitas estão disponíveis no APP da Emater/RS-Ascar na Expointer. Bruna ressalta ainda que até a terça-feira os expositores comercializaram mais de R$ 1,7 milhão em produtos, o que representa um aumento de 16,38% se comparado ao mesmo período do ano passado.