Emater/RS-Ascar possibilita acesso digital a informativos técnicos

A Emater/RS-Ascar está ultimando os preparativos para demonstrar, durante a 42ª Expointer, novidades tecnológicas e alternativas que possam auxiliar os agricultores e consumidores a ampliarem a renda e terem melhores condições de vida. Como novidade desta feira, a Instituição irá lançar um aplicativo, que possibilitará aos visitantes o acesso digital a todo o material informativo técnico das 14 temáticas divulgadas no Espaço da Emater e sobre o Pavilhão da Agricultura Familiar. A Expointer acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Com uma área de 14 mil m², bem ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, o Espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer favorece a apresentação e demonstrações técnicas de Fruticultura, que divulgará as Boas Práticas Agrícolas (BPAs) e os cuidados na implantação de pomares comerciais e domésticos, de citros, abacaxi, banana, melancia, morango e açaí. No cultivo de olerícolas serão destacadas as BPAs, as práticas conservacionistas e a alimentação saudável. Os visitantes poderão ver ainda o plantio de diferentes variedades de batata-doce e quais se adaptam melhor ás condições de clima e solo do Estado, assim como novas cultivares de alface da Embrapa e Epagri resistentes ao calor. As inovações em pesquisas tecnológicas, com a utilização de micro-organismos para o controle biológico de pragas e doenças e o uso de substratos e compostos orgânicos serão também mostrados na prática.
A Energia Solar Fotovoltaica, importante insumo aos produtores rurais, é outro tema demonstrado, assim como a educação ambiental, o saneamento básico e a Biodiversidade, que terá um espaço interativo para reconhecimento e troca de experiências de sementes crioulas, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), além de frutas e tubérculos.
A diversificação é incentivada através de atividades como a Produção de Leite à Base de Pasto, com espécies forrageiras; a Piscicultura, com ênfase na qualidade da água; o melhoramento genético nos rebanhos de pecuaristas familiares; a Secagem e Armazenagem de Grãos, a partir de tecnologias desenvolvidas pelos nossos extensionistas, como o Silo de Alvenaria Armada, e as ações institucionais junto às agroindústrias de cana-de-açúcar, representadas por meio da exposição de equipamentos para a fabricação de melado, açúcar mascavo e cachaça artesanal.
Serão apresentados aos visitantes diferentes formas de cultivo e usos das Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, como uma ferramenta geradora de renda, promotora de saúde e oportunidade de sucessão rural, o o Caminho do Mel, com orientações para criação de abelhas com e sem ferrão.
Também no Espaço da Emater poderá ser conferido o trabalho de assessoramento às cooperativas, focando na intercooperação, nos mercados institucionais e no fornecimento de alimentos saudáveis da agricultura familiar para a população em geral. Nesse espaço também serão divulgados os serviços de Classificação e Certificação de Produtos de Origem Vegetal, que objetivam garantir mais qualidade e maior segurança no controle da qualidade dos alimentos, em especial a erva-mate.
A Emater/RS-Ascar está à frente, junto com outros parceiros, de algumas atividades que serão desenvolvidas no Pavilhão da Agricultura Familiar, como é o caso das agroindústrias, da Cozinha Show e do Turismo Rural.
Ao visitar o espaço da Emater/RS-Ascar na Expinter, nesta semana, o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, comentou sobre as expectativas para este ano, em que o tema central será “Conectando agricultores e consumidores”, sendo que a principal inovação é a criação do aplicativo da Emater/RS-Ascar na Expointer, que disponibilizará material informativo técnico digital para os visitantes da feira e também acesso às informações do Pavilhão da Agricultura Familiar, como as agroindústrias que integram o espaço e quais produtos oferecem. Pelo APP as pessoas também têm acesso às mídias sociais da Instituição, bem como ao Informativo Conjuntural, que é referência no Estado por apresentar a situação semanal das culturas e criações. “Queremos, com esse aplicativo, confirmar ao público visitante a rica diversidade de temas que nossa Instituição desenvolve em todo o Estado, aliando e aproximando extensionistas, agricultores e consumidores”, ressaltou Sandri. Além disto, o presidente comentou que as ações da Instituição também poderão ser vistas em outros espaços, pois a Emater/RS-Ascar fomenta as visi