Mercedes Bertoco e Ilario Pastorello festejaram Bodas de Ouro

Meio século de companheirismo, conquistas e alegrias. Esse é o relato da vida de Ilario Pastorello, 77 anos, e da dona Mercedes Bertoco Pastorello, 74. No dia 19 de julho, o casal comemorou Bodas de Ouro. Para celebrar a data, filho, netos, nora, familiares e amigos realizaram uma festa, reunindo mais de 120 convidados no CTG Campo Velho de Pinto Bandeira. O aniversário de casamento teve direito a bolo, renovação dos votos e as promessas feitas no dia do casamento, durante a missa realizada na igreja Nossa Senhora da Pompéia.
Os dois se conheceram em maio de 1968 na festa de Nossa Senhora do Carávaggio em Veranópoli, e após sete meses de namoro pediu Mercedes em casamento. Em 1969, o casal trocou alianças.
Dessa união, nasceu o filho Elisandro Pastorello, 42 anos, e os netos Sophia, 10 anos, Priscila 7 anos e Gustavo, 2 anos. “Uma família é muito importante para um homem. Hoje sou realizado por tudo que conquistei. Espero que possa viver muitos anos ao lado das pessoas que amo” diz Ilario.
Para a Mercedes a fórmula para uma união de 50 anos nada mais é do que ter “amor, paciência, fidelidade e compreensão. A comemoração foi uma “bênção”. É uma preciosidade ter uma família reunida, amigos e parentes” diz.


A celebração das bodas de ouro surgiu na Alemanha, onde existia a tradição de fazer uma festa para os casais que completavam 50 anos de união e, durante a cerimônia, recebiam uma coroa de ouro. Atualmente, a tradição mais comum é a troca de novas alianças de ouro, que podem substituir as antigas ou serem usadas em conjunto.