RS não registra neve, mas geada toma conta da Serra Gaúcha

Pelo menos 14 municípios gaúchos registraram temperaturas negativas. São José dos Ausentes teve a menor mínima, com -4°C. Lagoa Vermelha registrou sensação térmica de -9,8°C

Fotos: Mateus DeMari

A madrugada desta quarta-feira (14) foi de frio abaixo de 0°C em diferentes regiões do Rio Grande do Sul: pelo menos 14 municípios gaúchos registraram temperaturas negativas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a marca mais fria foi registrada em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. O município atingiu -4°C.
As estações do Inmet apontam, ainda, -2,9°C em Vacaria e -2,1°C em Cambará, municípios da Serra. Na Fronteira Oeste, Quaraí apresentou -1,8°C. Em Santana do Livramento, o frio atingiu -1,3°C. Na Campanha, Dom Pedrito teve -0,7°C.Na região norte do Estado, Passo Fundo atingiu os -0,9°C, enquanto Soledade chegou aos -1,0°C e, em Erechim, foram registrados -0,2°C. Em Lagoa Vermelha, a marca chegou a -0,9°C. A temperatura chegou aos -1,8°C em Serafina Corrêa. Em Cruz Alta, no Noroeste, foram -0,5°C e, em Ibirubá, -0,1°C. No Sul, Canguçu apresentou -0,2°C.
De acordo com a Somar Meteorologia, não deve chover nesta quarta. Geadas se formaram em todas as regiões, exceto no Litoral e na região metropolitana de Porto Alegre. A quinta-feira (15) é de tempo firme em todo Estado. A massa de ar frio perde força, mas o início do dia é de frio, com possibilidade de geada em partes da Serra e da Campanha. A temperatura fica agradável, com céu ensolarado durante a tarde, caracterizando um dia com grande amplitude térmica.

Calor retorna ao Estado no final de semana
O frio intenso que chegou ao Rio Grande do Sul nesta semana e fez com que as temperaturas despencassem em diversos municípios nesta quarta-feira (14). De acordo com a Somar Meteorologia, apesar do clima bastante gelado, o que chama atenção é a rapidez com que o calor retorna ao Estado, com destaque para o Interior. Ainda na sexta-feira (16) à tarde a temperatura volta a ficar mais elevada, com máxima de 20°C em Porto Alegre.
No sábado (17), o cenário muda completamente e o clima será de verão. Na Capital, os termômetros devem marcar cerca de 28°C.