Unidade Vinhedos da Cooperativa Vinícola Aurora, saiba o que faz

Equipe Unidade Vinhedos Fotos: Marlove Perin

É preciso muita estrutura para acomodar os 89 anos de história que consolidaram a Vinícola Aurora como a maior do ramo no Brasil. Por isso constantemente a cooperativa vem passando por inúmeras transformações, sobretudo no que se refere a avanços tecnológicos. Em 2019 inaugurou a nova unidade, localizada no Vale dos Vinhedos, que junto tem por finalidade o recebimento de uvas comuns para a elaboração de suco e vinho. Na Unidade Vinhedos, na RS-444, são entregues aproximadamente 21 milhões de quilos de uva por ano, no momento a unidade recebeu aproximadamente 1.073.449 kg da fruta.

Marcos Fiorin é o responsável pela Unidade, formado em enologia, coordena o recebimento das uvas e a elaboração dos produtos

Na Vinhedos, dez pessoas trabalham na unidade, responsáveis pelo recebimento das uvas, onde cada pessoa tem uma função específica. Marcos Fiorin é o responsável pela Unidade, formado em enologia, coordena o recebimento das uvas e a elaboração dos produtos, que é gerenciado pelo Gerente enológico Flávio Zílio. O restante da equipe é formado pelos colaboradores, Elton Becker da Silva, Gilberto Ferla, Cleimar Casagrande, Ronaldo Diego Rossett, Elisandro Martins, Eduardo Ellwanger, José Hélio Irineu e Ana Lúcia Dorneles e João Lopes do Prado. “Cada um de nós temos um papel fundamental na Unidade. O recebimento da uva, na cantina, é feito através de registro de produtor, da pesagem da uva e posterior determinação do teor de açúcar do mosto. A uva na unidade é transformada em sucos brancos, sucos tintos, vinhos brancos comuns e vinhos tintos comuns. Após a safra, fizemos os tratos, as trasfegas, clarificações, para ser mandado para o engarrafamento” explica Marcos que trabalha há 17 anos na Cooperativa.
Marcos também comenta que na Unidade Vinhedos fica a Estação de Tratamento de Efluentes, que é o cérebro de todo o processo, já devidamente licenciada.
Atualmente a Cooperativa possui três unidades de recebimento: Matriz – Rua Olavo Bilac, onde são entregues, em média, 17 milhões de quilos; Unidade 2 – Rua Assis Brasil, que recebe cerca de 38 milhões de quilos e Unidade Vinhedos, na RS-444, onde são entregues aproximadamente 21 milhões de quilos de uva, totalizando entre 65 e 70 milhões por safra. Até o momento a Cooperativa recebeu aproximadamente 6.554.464kg de uvas. Mais de 1.100 famílias são responsáveis pela produção orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor – fornecendo toda a assistência necessária.