Agricultores de Cotiporã receberão subvenção em projetos de irrigação

Na manhã de sexta-feira (07/08), a extensionista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Cotiporã, Jéssica Zalamena, esteve reunida com o prefeito José Carlos Breda, o secretário da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Valdir Falcade, e a coordenadora regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Lucimar Rodrigues, para a assinatura de convênio entre o Estado e três agricultores do município que aderiram ao Programa Mais Água Mais Renda.
Este programa visa incentivar e fomentar a expansão da área irrigada no RS. A visão da Seapdr é de que a irrigação detém a função de maior seguro agrícola do Estado, garantindo o sucesso da produção primária com sustentabilidade. Em Cotiporã, a Emater/RS-Ascar estimulou o acesso à política pública em 2016, e na semana passada os agricultores Genor Luiz Griguol, Doraci Gregório Pitol e Alexandre Dal Piva assinaram o convênio que garante o ressarcimento de duas parcelas do investimento realizado. Além destes, outros agricultores possuem projetos que já estão em andamento e aguardam as próximas etapas.
O prefeito agradeceu e parabenizou os agricultores por possuírem visão nos investimentos, já que estes não tiveram perdas tão severas nas culturas em que havia o sistema de irrigação implantado. Jéssica, por sua vez, ressaltou que atualmente o Programa Mais Água Mais Renda permanece sendo executado, porém com algumas mudanças.