Como as Cooperativas da Serra estão atravessando a crise provocada pela pandemia

Há setores impactados pelo coronavírus, mas cooperação é ferramenta para superar situação

Nova Agência da Sicredi Serrana Monte Belo do Sul Fotos: Marlove Perin

2019 foi um ano excelente para as cooperativas gaúchas: faturamento recorde de R$ 48,9 bilhões, conforme balanço divulgado pela Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs). Um incremento de 1,4% em relação ao período anterior. Mas aí 2020 começou e logo trouxe dois tormentos: a estiagem e a COVID-19. No agronegócio, por exemplo, o estado perdeu R$ 15 bilhões nas lavouras de soja e milho, o que representa 40% do faturamento das cooperativas do segmento.Enquanto alguns setores foram mais impactados, outros têm apresentado bom desempenho neste período de crise sanitária, caso das cooperativas de crédito. O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa de crédito do país, nascido em Nova Petrópolis há 117 anos, é um exemplo disso. O cenário é de crescimento, visto que desde o início do ano, mesmo com as medidas de distanciamento social impostas a partir de março, só a Sicredi Serrana recebeu mais de 6 mil novos associados.
Em entrevista, o Gerente da agência Sicredi Serrana de Monte Belo do Sul e Santa Tereza, Anderson Giordani, diz que a cooperativa está fazendo sua parte para evitar a propagação da doença e orientando que todos sigam os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde. Como sistema cooperativo, a Serrana atende as necessidades de seus associados, contribuindo para manter a atividade econômica. “Nós acreditamos que, neste momento, o que as pessoas e a economia precisam é tempo: tempo para se recuperar, tempo para retomar um nível mínimo de atividade econômica e, no negócio do crédito, ter o que se chama carência. Estamos dando crédito, mas também fôlego para as pessoas pagarem”, explica Anderson.

A nova agência de Monte Belo do Sul foi inaugurada em novembro. Como o associado está percebendo essa nova casa?
A Sicredi Serrana preza pelo atendimento próximo ao cooperado e inaugurou em novembro de 2019 a nova agência no centro do munícipio que oferece algumas novidades. Além do conceito visual, com linhas que remetem ao posicionamento vigente do Sicredi, a agência fortalece a privacidade nos ambientes de atendimento. Para aprimorar a experiência do associado, as instalações contam com Espaço Digital para a realização de movimentações financeiras com internet sem fio liberada; e Espaço Kids, para a recreação de crianças. “Queremos que não apenas o associado, mas também seus filhos se sintam em casa e que, desde pequenos, entendam o que é o cooperativismo. Além disso, oferecemos atendimento presencial de relacionamento e estrutura web que permite autoatendimento para que a pessoa possa escolher o que melhor se encaixa na sua necessidade”, diz o gerente da agência, Anderson Giordani.
Além destas melhorias e novidades, a Sicredi Serrana, com o seu atual modelo de relacionamento, baseado na experiência do associado, consolida o seu diferencial de ser uma instituição financeira mais simples, próxima e ativa nas comunidades nas quais atua, com o foco principal no bom atendimento. “Nossa proposta é ouvir, entender as necessidades dos nossos associados para então buscar atender de maneira correta e eficiente, prezando sempre que seja uma experiência positiva, baseada no interesse verdadeiro. E assim queremos prosseguir, acreditando no potencial empreendedor das pessoas e nas potencialidades dos municípios da nossa região de atuação. Sabemos que podemos continuar contribuindo e fazendo nossas cidades prosperarem e crescerem”.

Equipe Sicredi Monte Belo do Sul

A agência de Santa Tereza também está reestruturada. Como o associado percebeu a nova casa?
A nova agência atende todas as necessidades dos associados, oferecendo o atendimento mais próximo, com qualidade, agilidade e conveniência. “Nossa proposta é ouvir e entender as necessidades dos nossos associados prezando sempre para que seja uma experiência positiva. E assim queremos prosseguir também em Santa Tereza, acreditando no potencial empreendedor das pessoas e nas potencialidades do município”, reforça Giordani.

Como está sendo o atendimento dos associados de Monte Belo do Sul e Santa Tereza neste período completamente diferente?
Para as agências da Sicredi Serrana em Monte Belo do Sul e Santa Tereza, fazer o mundo prosperar é, antes de tudo, cuidar da saúde e da vida financeira dos seus colaboradores, associados e comunidade. É por isso que, neste momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus e da necessidade de manutenção da atividade econômica, estamos fazendo a nossa parte para evitar a propagação da doença e, ao mesmo tempo, garantindo o bom atendimento aos nossos associados. Algumas medidas adotadas pelas nossas agências:
– Atendimento com equipe de colaboradores reduzida e exclusivo para associados. Recomendação para que os associados priorizem os meios eletrônicos de atendimento – caixas automáticos, internet banking e aplicativo.
– Atendimento por telefone (agência de Monte Belo do Sul – 3457-1554 e agência de Santa Tereza – 3456-1461) e WhatsApp corporativo (51 3358 4770) no horário das 9 às 17 horas. Além disso, caso o associado faça parte dos grupos de risco (gestantes, pessoas com mais de 60 anos, HIV, câncer, diabetes, doença cardiovascular, doenças respiratórias crônicas como asma e bronquite), o horário de atendimento presencial será exclusivo das 9 às 10 horas. A Sicredi Serrana quer fazer a diferença neste momento de desafio e contribuir com a recuperação da nossa região e país o mais rápido possível. Faça a sua parte! #Fiqueemcasa.

Equipe Sicredi Santa Tereza

Alerta redobrado com golpes e fraudes
Anderson alerta para que os associados fiquem atentos aos golpes e fraudes que estão sendo praticados por telefone e internet. “Informamos que nunca ligamos para os associados solicitando dados pessoais, senhas e códigos recebidos por SMS. E também não enviamos mensagens via SMS com links para transações. Se isso acontecer com você, desligue imediatamente e entre em contato com a gente, ou pela Central de Atendimento: 0800 724 7220 ou atendimento por telefone ou por WhatsApp”.

Gerente da agência Sicredi Serrana de Monte Belo do Sul e Santa Tereza, Anderson Giordani

Plano Safra 2020/2021
O Plano Safra 2020/2021, que admite o período de 01/07/2020 a 30/06/2021, é um incentivo do governo federal a produtores rurais brasileiros com políticas que englobam assistência técnica, criação de crédito, investimento, seguro, garantia de preço e comercialização. “Na Sicredi Serrana, contamos com mais de R$ 450 milhões em recursos para apoiar nossos associados em suas atividades rurais, tanto para custear as despesas de produção (Custeio Agrícola) como para futuros investimentos em suas propriedades. E você pode contar com a gente para ter acesso às linhas do Plano Safra. Entre em contato com o seu gerente e, juntos, vamos produzir mais pela nossa terra”, finaliza Anderson.

Agências da Sicredi Serrana em Santa Tereza