Educação Trabalho e Vida

Novos hábitos vão transformar comércio e serviços. Adaptações nos negócios, como o fortalecimento dos canais digitais e ‘home office’, prometem permanecer após pandemia

Equipe Senac Bento Gonçalves

O comércio inicia sua adaptação ao novo mercado após o longo período de quarentena. A mudança de cenário trouxe grandes desafios aos empresários, além de manter-se ativo nesse momento de instabilidade econômica, que incluem adequação aos protocolos sanitários, adoção de ferramentas digitais para otimizar as vendas e adaptação aos novos hábitos dos consumidores.
Para falar sobre as mudanças e os desafios do comércio local no pós-pandemia, o Jornal Gazeta News RS realiza uma entrevista com a Diretora do Senac de Bento Gonçalves, Rosângela Jardim, uma mulher determinada, com experiência em gestão, e que apesar de ser natural de Porto Alegre, criou suas raízes e afeição na região da Serra Gaúcha.

Rosângela Jardim, Diretora do Senac de Bento Gonçalves Fotos: Marlove Perin

A atuação do Senac no combate à pandemia da covid-19 ultrapassa as salas de aula.Está fazendo alguma ação referente a isso? O que e como?
O Sistema Fecomercio Sesc – Senac lançou o Portal Perto de Você, um Portal com diversos conteúdos, eventos e atividades on-line gratuitos, para de abastecer o dia das pessoas, mantendo corpo e mente ativos. Além de alguns cursos terem migrado para a modalidade On line, estamos mantendo contato direto com nossos clientes, pelas redes sociais, e-mail e telefone. Lives e conteúdos digitais estão sendo ofertados, para que nosso contato não seja rompido.

Um exemplo disso, é o Festival de Gastronomia que iniciou no dia 29 de julho, um evento que tem por objetivo a promoção de uma atividade para os alunos da área, assim como promover novos interessados. O Festival é on line e ao vivo, e terá a presença de professores do Senac de todo o Brasil, que irão ensinar o preparo de receitas típicas. Acesse em: https: www.senacrs.com.br/festivalgastronomia/ e garanta sua vaga. Também estamos ofertando novos cursos na modalidade On line, o que nos permite desenvolvimento e aproximação com novos e já clientes do Senac.

Equipe Senac Gonçalves

Senac prepara empresários para enfrentar o cenário pós-pandemia?
O Senac após um estudo de Mercado criou muitos cursos On line, voltados ao desenvolvimento e preparação de empresários para esse cenário atual e pós. Assim como cursos para um recomeço ou recolocação no mercado, já que estamos com a taxa de desemprego alta e novas demandas surgindo. Temos cursos para adaptar o seu negócio para a realidade atual, como Implantação de Loja Virtual, Gestão de Crise Financeira, Inovação de Formatos e Canais de Venda, a cursos para o negócio de alimentos e bebidas, como Marketing em Serviços de A&B e Elaboração de cardápios: Planejamento e Precificação, entre outros. Os cursos que serão ministrados pela escola Senac Bento Gonçalves serão:
Mídias Sociais para Serviços de Alimentos e Bebidas – 20h
Planejamento e Implantação de Loja Virtual – 24h
Ferramentas de Marketing Digital – 24h
Gestão de Crise Financeira – 18h

Profissões que devem estar em alta pós-pandemia?
Com o novo cenário, o mercado de trabalho irá exigir profissionais com mais resiliência, adaptável as mudanças, proativos, ágeis para a tomada de decisão, além de iniciativa e flexibilidade cognitiva, que também serão destaques da ocasião. A experiência desse atual cenário, nos evidencia que mais do que fortalecer o trabalho em home office, devemos estar atentos as profissões ligadas as áreas da tecnologia, que vão para além do profissional técnico, mas saber lhe dar com as ferramentas e a expansão do uso da internet, alterando o comportamento de consumo. De acordo com a Zero Hora, ao publicar sobre carreira, teremos algumas profissões que prometem destaque, conforme sugerem especialistas da área da educação, Recursos Humanos, Inovação, Negócios e Empreendedorismo. Porém devemos estar cientes, que além de serem promessas, estamos num cenário ainda em mutação. Dessa forma, destaco as profissões:
Designer Digital – responsável por soluções para diversos dispositivos;
Gerente Tecnologia da Informação – profissional com habilitação diversa, mas com experiência e conhecimento na área;
Profissional de Mídias Sociais – responsável estratégico pelos canais digitais das empresas;
Profissional de Cibersegurança – desenvolvedor de software de segurança, entre outras subáreas de segurança;
Profissionais da área da Saúde Mental, como psicólogos e psiquiatras – necessários para auxiliar no combate às doenças do século 21
Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros;
Consultor Financeiro – presta serviços financeiros a pessoas físicas e jurídicas;
Profissional de Recursos Humanos – acompanha as tendências do mercado, seleciona, treina e desenvolve pessoas, entre outros da área;
Analista de Customer Experience – responsável pela busca de novos canais de comunicação para oferecer aos consumidores;
Especialista em Sustentabilidade – estratégias voltadas aos pilares da sustentabilidade: financeira; econômica e ambiental;
Motorista e Motoboy – profissionais que sejam engajados aos aplicativos e domine técnicas de atendimento ao cliente e de negociação.

A atuação do Senac
O mundo pós-pandemia será diferente. Entender que mundo novo é esse é importante para nos prepararmos para o que vem por aí. Porque uma coisa é certa: o mundo não será como antes, conforme Trabalho remoto. O home office já era uma realidade para muita gente, de freelancers e profissionais liberais a funcionários de companhias que já adotavam o modelo. Mas essa modalidade vai crescer ainda mais. Com a pandemia, mais empresas de diferentes portes passaram a se organizar para trabalhar com esse modelo. Além disso, o trabalho remoto evita a necessidade de estar em espaços com grande aglomeração, como ônibus e metrôs, especialmente em horários de pico.

Busca por novos conhecimentos
Num mundo em constante e rápida transformação, atualizar seus conhecimentos é questão de sobrevivência no mercado (além de ser um prazer, né?). Mas a era de incertezas aberta pela pandemia aguçou esse sentimento nas pessoas, que passam, nesse primeiro momento, a ter mais contato com cursos online com o objetivo de aprender coisas novas, se divertir e/ou se preparar para o mundo pós- pandemia. Afinal, muitos empregos estão sendo fechados, algumas atividades perdem espaço enquanto outros serviços ganham mercado.

Menos é mais
A crise financeira decorrente da pandemia por si só será um motivo para que as pessoas economizem mais e revejam seus hábitos de consumo. A ideia de “menos é mais” vai guiar os consumidores daqui para frente. Mas a falta de dinheiro no momento não será o único motivo. As pessoas devem rever sua relação com o consumo, reforçando um movimento que já vinha acontecendo. “Consumir por consumir saiu de ‘moda’”. “Hoje, faz-se necessário pensar no valor concedido às pessoas, no impacto ambiental, na geração de um impacto positivo na sociedade ou no engajamento com uma causa. Faz-se necessário olhar definitivamente com confiança para os colaboradores já que o home office deixou de ser uma alternativa para ser uma necessidade. Faz-se necessário repensar a sociedade do consumo e refletir o que é essencial.”

Educação a distância – Educação On line
Se a busca por conhecimentos está em alta, o canal para isso daqui para frente será a educação a distância, cuja expansão vai se acelerar. Neste contexto, uma nova figura deve entrar em cena: os mentores virtuais. A Trend Watching aposta que devem surgir novas plataformas ou serviços que conectam mentores e professores a pessoas que querem aprender sobre diferentes assuntos.

Alunos e cursos
O Senac mantém um portfólio com mais de 600 cursos nas áreas de ambiente, artes, beleza, comércio, comunicação, design, educação, gastronomia, gestão, idiomas, informática, moda, saúde, segurança, trânsito, turismo e zeladoria. Atualmente, a instituição oferece módulos de aprendizagem, cursos livres, técnicos, graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e a distância. Entre os mais procurados estão os nas áreas de beleza, gastronomia, informática, gestão, saúde e idiomas.

Senac do presente e do futuro
Atualmente possuímos uma equipe engajada e preparada para atender nossos clientes. Ofertamos cursos que atendem o mercado de trabalho atual. Nos preparamos como cursos na modalidade On line, atendendo o cenário de Pandemia. Trabalhamos com um planejamento estratégico, com foco em ações anuais, mas que são revisadas e replanejadas sempre que necessário. No presente nos preparamos com estudos de mercado e planejamento, visando o futuro: Ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em Educação Profissional, reconhecido pelas empresas. Além disso, estamos nos preparando para uma nova sede, uma estrutura física que tem previsão de inauguração para 2022, mas já está sendo projetada neste ano. Já temos um novo endereço, projeto inovador e sustentável, além de uma nova área sendo estuda para implementação de cursos que visem contribuir com a região.

Diretora do Senac de Bento Gonçalves, Rosângela Jardim ( centro) e equipe

O que a Pandemia tem lhe ensinado como Gestora, Educadora, e na vida?
Não só como Gestora, mas como pessoa, eu acredito que esse momento alterou significativamente nosso modo de ser e pensar a vida. No trabalho, fomos obrigados a se adaptar com a distância, novas ferramentas e o uso exagerado das tecnologias. Uma pesquisa apontou, que os Gestores estão trabalhando mais do que antes, na busca de estratégias para manter o negócio. Foi necessário que buscássemos ferramentas para fazer gestão a distância, trabalhando e administrando o tempo. É necessário cada vez mais planejamento estratégico, assim como financeiro para que as empresas se mantenham o mercado. Como educadora, vejo o quanto necessário é termos conhecimentos técnicos, como dedicação aos estudos. Se adaptar ao modelo homeschooling é mais do que urgente. Todos os profissionais que estão na linha de frente da pandemia, tiveram muito tempo de estudo, e se manterá ainda no mercado, os empresários que buscaram capacitação e conhecimento. Daí a importância que tem a Educação. Na vida, aceite que planos mudam, e que se adaptar é necessário. Aprenda a ser sua melhor companhia, e com isso, cuide do seu corpo e sua mente: Se exercite e coloque a leitura em dia. Aproveito e pense num projeto, ou o coloque em prática. Valorize reciprocidade, faça uma boa ação, e não aguarde ser recompensando. Por fim, aprendi que se o planejamento financeiro era importante, hoje tenho certeza, pois ele te auxilia a não ficar ainda mais preocupado com toda essa crise. Cuidados com a saúde mental e física é fundamental, andar de bicicleta tem sido uma das escolhas de Rosângela

Como alinhar a carreira de Gestora a Vida Pessoal, e ainda pensar no Futuro?
Estudei muito para chegar até aqui. Planejei minha carreira, desde a educação, até as oportunidades que a empresa poderia me dar. Tenho uma eterna gratidão pelo Senac, que me oportunizou crescimento e desenvolvimento. Quando trabalhamos numa empresa com princípios que sejam alinhados com os seus, fica mais fácil de conciliar vida pessoal e profissional. Busco manter uma rotina para minha vida pessoal, já que a profissional, em virtude do cargo é muito imprevisível, e como gestor você precisa se adaptar. Nesse meio, temos clientes, colaboradores, sociedade, que também precisam da nossa disponibilidade, e embora planeje minhas atividades profissionais, percebo que a diferença é dar atenção devida a todos, afinal, escolhi isso para minha vida. Com a experiência, você vai articulando e deixando tudo em harmonia. Não existe segredo, mas o mais importante, é gostar do que você faz, e eu amo. Cuide do seu interior, tenha bons amigos e o apoio da família. Também mantenha bons hábitos com a sua saúde, seu corpo é a na que te sustenta, e um bom gestor não abre mão de se cuidar, por que se ele estiver bem, vai ser um bom exemplo para sua equipe. Planeje seu futuro com ações que façam bem a você e a outro. Estamos vivendo numa sociedade competitiva e consumista, e por isso precisamos estar engajados em ações que também auxiliam o próximo. Faça sempre o seu melhor, mesmo quando ninguém estiver vendo, são nesses momentos que você compreende o quanto viver vale a pena.

Cuidados com saúde mental e física é fundamental: andar de bicicleta tem sido uma das escolhas de Rosângela Foto: Arquivo pessoal