Cerca de 40 mil toneladas de maçãs já foram colhidas em Vacaria nesta safra

Colheita deve ser finalizada em um mês

Foto: Prefeitura Municipal de Vacaria

Entre 35 e 40 mil toneladas de maçãs já foram colhidas em Vacaria nesta safra. O volume representa cerca de 75% da produção no município, que é o maior produtor da fruta no Estado. São 6.672 hectares de área plantada e 70 produtores — grandes produtores, na maioria dos casos.
Conforme Nicolas Eigon Brandt, técnico em agropecuária da Emater de Vacaria, a safra é considerada boa, pois está dentro da média. A qualidade também agrada.
A cidade produz duas variedades, a gala e a fuji. Neste ano, o preço pago ao produtor está entre R$ 1,75 e R$ 1,85, considerado bom, já que em anos anteriores era menor. A maçã de Vacaria é vendida para todo o país e também exportada para para Europa e Ásia.
Neste ano, 15 mil trabalhadores, vindos de diferentes estados brasileiros, foram contratados para a colheita. A safra finaliza em 30 dias.
Em todo o Estado do Rio Grande do Sul, são 16.587 hectares de maçã. A produção é de 499.086 toneladas. O segundo maior produtor é Caxias do Sul, com 2,6 mil hectares de área.

Bolo integral de maçã com canela

Foto: Divulgação

Essa receita ficou maravilhosa, além de muito saudável e nutritiva. E tem combinação melhor do que maçã com canela?! E pode preparar sem medo, pois nem parece que essa delícia foi feita com farinha de trigo integral e açúcar mascavo. Para quem busca uma alimentação mais saudável e integral vale a pena apostar nessa receita.

 

 

Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
½ xícara(chá) de farinha de trigo
1 e ¼ xícara (chá) de açúcar mascavo
½ colher (chá) de canela em pó
½ xícara (chá) de manteiga derretida
3 ovos
2 maçãs grandes
1 colher (chá) de fermento químico em pó
Para polvilhar: suco de ½ limão +1 colher (chá) de canela em pó + 3 colheres (sopa) de açúcar refinado

Foto: Divulgação

Modo de Preparo
1- Descasque as maçãs e reserve as cascas.
2- Após, corte as maçãs (descascadas) em cubinhos, coloque em uma tigela e misture com o suco de limão, o açúcar e a canela. Reserve. (ingredientes descritos para polvilhar)
3- No liquidificador coloque os ovos, as cascas das maçãs, o açúcar mascavo, a manteiga derretida e a canela em pó. Bata muito bem.
4- Em uma tigela coloque a farinha de trigo integral peneirada e a outra farinha também peneirada, acrescente o fermento em pó e misture.
5- Acrescente à tigela a mistura do liquidificador misturando delicadamente.
6- Em uma forma com furo central untada e polvilhada disponha toda a massa, por cima da massa adicione as maçãs reservadas.
7- Leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 40- 45 minutos, ou até que o bolo esteja levemente dourado.
8- Espere esfriar um pouco para desenformar e bom apetite!