Corona vírus, ansiedade e sobre peso, como uma rotina de exercício físico pode impactar positivamente a sua vida?

 

Jeferson Alves | Personal Trainer Foto: Divulgação

Uma pesquisa feita com atletas profissionais nos EUA mostrou que antes da pandemia a média que se dizia “para baixo” era de 4%, durante a pandemia foi para 22%. A ansiedade e depressão que era em média 5% foi para 28%. Se ATLETAS de alta performance que possuem acompanhamento psicológico e teoricamente são mais “resistentes emocionalmente” tiveram esse aumento significativo em depressão e ansiedade, o que resta para as pessoas que não são atletas e não tem acesso a este tipo de conhecimento?
Lidar com a saúde física nunca foi uma tarefa fácil, afinal, nós seres humanos fomos feitos apenas para SOBREVIVER e REPRODUZIR, qualquer coisa além disso acaba se tornando uma tarefa árdua, inclusiva comer de forma saudável e praticar exercício físico.
Quem acompanha as notícias sabe, o Covid vem afetando principalmente as pessoas com sobrepeso e com doenças crônicas. Sabendo disso, é de extrema importância saber que mais de 60% da população brasilieira está com sobrepeso.
O nosso corpo foi feito GENETICAMENTE para ser movimentado, nosso organismo foi feito para absorver determinados tipos de alimentos da natureza. Quando costumamos sair deste roteiro, o que costuma acontecer? Em um primeiro momento NADA, depois de um certo tempo o corpo tende a pagar um preço extremamente CARO, gerando diversas doenças, como: infarto, hipertensão, diabetes, AVC etc.
Nos hospitais hoje em dia, a cada 10 pacientes que são atendidos, apenas 2 são por acidentes de trânsito, trabalho, os outros 8 geralmente estão ligados com doenças geradas por negligência com a própria saúde.
Como podemos ver, praticar exercício e se alimentar corretamente, vai muito além de um físico bonito, atlético, é principalmente SAÚDE. E quando digo saúde, não digo apenas física, mas nossa saúde MENTAL também tem sua importância quando colocamos nosso corpo em movimento.
Compulsão alimentar, Stress, Ansiedade, Depressão, todas essas palavras são amigas ÍNTIMAS, uma carrega a outra. E se tem um ORGÃO que é extremamente beneficiado com o exercício, ele seria o CÉREBRO. Nosso cérebro carrega nossa saúde emocional e cognitiva, ele precisa de MOVIMENTO. Isso tudo impactaria como consequência nossa saúde física.
O que me assusta é ouvir diariamente pessoas falando que academia é caro, consultoria Online é caro, PERSONAL é caro, e com o passar dos anos NECESSITAM gastar seu dinheiro em remédio para dormir, remédio para acordar, remédio para ansiedade e no fim, depressão. Saúde é investimento, de nada adianta alcançar sucesso profissional e financeiro e não conseguir usufruir de tudo isso porque foi negligente com a saúde.
“Mas Jeff, detesto academia, o que fazer?” Você não precisa de uma academia pra ser saudável, apenas realizar algumas tarefas diárias a pé, já seria  benéfico para sua saúde.
30/45 min diário de exercício já é capaz de prevenir diversas doenças e trazer mais produtividade para seu dia a dia.
Na década de 80 as pessoas costumavam dar em média 10 mil passos diariamente, HOJE, com a incorporação da tecnologia e suas praticidades a média é de 2.500 passos diários. Isso explica o aumento da taxa de sobrepeso. Utilizar as escadas do seu prédio em vez do elevador TAMBÉM pode aumentar sua expectativa de vida, deixar seu dia mais produtivo e disposto. Hábito se constrói com REPETIÇÃO. E lembre-se desta frase, inclusive anote no seu caderno: VOCÊ SÓ NÃO GOSTA DAQUILO QUE FAZ COM POUCA FREQUÊNCIA. Um novo HÁBITO leva em média 90 a 120 dias para ser instalado, porém, 97% das pessoas desistem antes dos 3 meses. Meu conselho é: SEJA ESCRAVO de bons hábitos e viva sua vida da melhor forma.