Sicredi Serrana encerrou 2020 com mais de 126 mil associados e crescimento de 3,8% no resultado líquido

Cooperativa apresentou seus dados em assembleia digital ao vivo, realizada na noite de 23 de março

Pela primeira vez em sua história de 35 anos, a Sicredi Serrana realizou uma assembleia digital ao vivo aberta à participação de todos os seus mais de 126 mil associados, o fato inédito ocorreu na noite de 23 de março. Na oportunidade, os principais temas e dados da cooperativa em 2020 foram apresentados aos associados, dentre eles:
– satisfação dos associados em 81,7 pontos, nível considerado de excelência conforme a metodologia universal de pesquisa utilizada, a NPS (Net Promoter Score).
– incremento de 1,9 bilhão em recursos administrados, um crescimento de 43,8% em relação a 2019. Vale destacar que, nos últimos cinco anos, a cooperativa cresceu 3,5 vezes o volume de recursos administrados, saindo de 1,88 bilhão em 2015 para 6,6 bilhões em 2020.
– crescimento superior a 3,8% no resultado líquido, passando de 76,92 milhões em 2019 para 79,86 milhões em 2020.
– inadimplência de 0,32%.
– inauguração de duas agências na área de atuação atual: a agência sustentável, em Veranópolis; e a agência dedicada exclusivamente para o agro em Bento Gonçalves.
– ampliação da área de atuação da cooperativa para mais cinco municípios no estado do Espírito Santo a partir de 2021: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
Vale reforçar que a decisão de expandir a área de atuação foi analisada e discutida em 2020 em diversos fóruns e está embasada na solidez que a Sicredi Serrana possui em sua região de atuação. Na Serra Gaúcha e Vale do Caí, a instituição financeira cooperativa responde por 26% das pessoas físicas e 56% das pessoas jurídicas, considerando as informações populacionais baseadas na estimativa do IBGE 2020.
Considerando valores depositados e emprestados, deteve, em 2020, 33% de participação, em relação ao mercado. Já analisando somente o crédito comercial, essa participação está em 48% do mercado, e no crédito rural, 58%. Com a expansão, a Sicredi Serrana segue com o objetivo de ser uma cooperativa única na sua essência. Priorizando o seu modelo de negócio e o seu relacionamento com os associados e com a comunidade na perspectiva do propósito e do círculo virtuoso, que considera conhecer os associados, ter interesse verdadeiro em bons negócios, gerar resultados admiráveis e fortalecer o compromisso com a comunidade.

Compromisso com a comunidade ganhou ainda mais relevância em 2020
Em razão da pandemia do COVID-19, a Sicredi Serrana cancelou a edição 2020 do Fundo Social. Os recursos, no valor de R$1.151.493,70, que seriam investidos em projetos de educação e cultura, foram redirecionados à saúde através dos municípios de Barão, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, São Marcos, São Sebastião do Caí e Veranópolis. O valor foi destinado a hospitais e entidades, para ações como ampliação de leitos, aquisições de respiradores, compra de materiais, entre outros.
O turismo foi outra frente que teve um olhar especial por parte da cooperativa. Cerca de 250 mil reais foram investidos em projetos para fortalecer a segurança e a sustentabilidade desse segmento, transmitindo confiança para o turista.
A Serrana também apoiou iniciativas e entidades que, em um movimento de coragem, migraram os eventos presenciais para modelos híbridos ou virtuais. Também seguiu com o seu plano de sinalização dos destinos turísticos preparando a região para quando for possível voltar a receber o turista com qualidade e excelência.
Os associados e a comunidade que tiverem interesse em saber mais sobre as ações da Sicredi Serrana ao longo de 2020, poderão acessar o relatório anual digital, disponível no site da cooperativa: www.sicrediserrana.com.br.

Associados podem participar da assembleia on-line até 18 de abril
A assembleia da Sicredi Serrana, realizada em formato digital ao vivo na  terça- feira, 23 de março, oportunizou a participação dos associados nas decisões da cooperativa com simplicidade, agilidade e praticidade.
Os associados que não puderam participar do momento ao vivo têm a opção de assistir o resumo da assembleia e indicar o seu posicionamento para cada um dos temas abordados, garantindo a sua participação.
O vídeo e o espaço de votação estão disponíveis no site https://www.sicredi.com.br/assembleiadigital/ até 18 de abril. Quem não realizou seu cadastro, precisará criar uma senha para participar. Caso os associados tenham dificuldades em cadastrar-se ou votar na plataforma, os canais de comunicação da Sicredi Serrana e os colaboradores estão disponíveis para auxiliá-los. A Serrana reforça que participar da assembleia é contribuir com os rumos da cooperativa e com a construção de uma sociedade mais próspera.