Sicredi Serrana inaugurou a segunda agência em Veranópolis, a primeira da sua área de atuação com conceito sustentável

No dia 19 de maio, a Sicredi Serrana RS/ES entregou a segunda agência à comunidade de Veranópolis. A primeira na modalidade sustentável que a cooperativa inaugurou em sua área de abrangência. Ampliar a atuação no município era uma possibilidade que a Sicredi Serrana avaliava com carinho há algum tempo e que começou a sair do papel em 2019, em razão da aceleração do ritmo de crescimento da cidade e do desejo de manter a atenção, cuidado e qualidade no atendimento aos associados.
Por que uma agência sustentável? Por que em Veranópolis?
A inovação, que está presente na essência da Sicredi Serrana, somada ao propósito de “construir juntos uma sociedade mais próspera”, foram as sementes que fizeram brotar o projeto de sustentabilidade na cooperativa, através de iniciativas como: a construção de usinas para atender as demandas de energia de suas agências e da sede administrativa, a disponibilidade de linhas de crédito específicas para os associados implementarem energia fotovoltaica, o olhar para oportunidades relacionadas aos recursos hídricos e a agência Sustentável.
A Sustentável foi construída a partir do conceito de economia verde, que considera o bem- estar social, a redução dos riscos ambientais e a conservação do meio ambiente. E nada melhor do que a “terra da longevidade”, como Veranópolis é reconhecida nacionalmente, para abrigá-la.
Sobre a localização
A segunda casa da Serrana no município tem como endereço a Avenida Osvaldo Aranha, 1486, na Palugana. Para a escolha do local, foram consideradas a capacidade do entorno para absorver o fluxo de uma agência, as condições de acessibilidade para os associados e os impactos na comunidade. Foi uma decisão a muitas mãos, que envolveu a cooperativa, os associados e o poder público, em um movimento conjunto de apoio à revitalização da região.
Conceito sustentável
Obra construída a partir de contêiners refrigerados reciclados Com 600 m² divididos em dois pisos, a agência Sustentável foi construída a partir de 20 contêiners refrigerados reciclados. A opção por essas estruturas evitou um possível descarte dos contêiners no meio ambiente e dispensou a necessidade de construção da fundação da obra, reduzindo a geração de resíduos. Além disso, contribuirá para a termoacústica, proporcionando uma diferença de temperatura de 4ºC entre os ambientes interno e externo, bem como uma diminuição de captação de ruídos da rua em 30%.
Outro item relevante para o conforto térmico e para a diminuição do nível de ruído no interior do prédio é o telhado verde de 115 m². Ele também contribui com o aumento da umidade
relativa do ar e a redução da poluição ambiental por absorver gases de efeito estufa.
Design bioclimático e sistema de ar
O design bioclimático da Sustentável, que considera a sinergia entre o prédio, a qualidade de vida dos seus ocupantes e o respeito ao meio ambiente, tem mecanismos de ventilação e de iluminação predial que mantêm o aquecimento interno nos dias frios e o resfriamento nos dias quentes.
O sistema de climatização é do tipo VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável), oferecendo as vantagens do controle independente de temperatura em cada ambiente, proporcionando conforto térmico e redução do consumo de energia. Além disso, conta com tecnologia de renovação e filtragem de ar a cada três horas.
Sustentabilidade e eficiência em energia e iluminação
O telhado possui 230 m² de painéis fotovoltaicos que geram a energia limpa necessária para abastecer a agência Sustentável, bem como 40% da necessidade da outra agência da Serrana em Veranópolis, a da Júlio de Castilhos. Além disso, o prédio conta com iluminação eficiente, que possibilita controlar a intensidade da claridade interna de acordo com as necessidades dos usuários e da disponibilização de luz natural. Há sensores de presença nas áreas de circulação, evitando o desperdício de energia nos momentos em que não houver pessoas ocupando os espaços.
As lâmpadas do tipo LED reduzem o consumo de energia, possuem longa vida útil e contam
com descarte simplificado, por não possuírem em sua composição metais pesados e mercúrio. Todos os equipamentos eletrônicos adquiridos para a Sustentável contam com o selo Procel de eficiência energética, também no sentido de redução do consumo de energia.
Ambiente externo
Na área externa, são 15 vagas de estacionamento e 30 m² dedicados à acomodação de bicicletas, incentivando a adoção de um novo conceito de mobilidade urbana. No jardim, optou-se pela incorporação de características da natureza à obra. Neste sentido, foram escolhidas também plantas de flora local: macieiras, em homenagem ao município de Veranópolis, reconhecido como o berço nacional da maçã.
Uso consciente dos recursos hídricos
As biovaletas e o piso drenante externos são capazes de absorver, limpar e direcionar mais de 80% da água da chuva para um reservatório de 50 mil litros localizado embaixo do bicicletário. Este recurso será reutilizado tanto para a irrigação das plantas quanto para a descarga dos vasos sanitários, o que reduzirá em mais de 70% o consumo de água potável da agência. Também há medição de água setorizada nas principais unidades do prédio, de forma a
otimizar a gestão do consumo e identificar e corrigir eventuais vazamentos com agilidade.
Acessibilidade
A agência Sustentável localiza-se junto ao nível da rua para facilitar o acesso. Também possui elevador para o deslocamento entre os seus dois pisos. Se a preferência for por utilizar a escada, o associado encontrará degraus não muito altos, apoio de corrimão e área de descanso entre os dois lances.
Vale comentar que o elevador é regenerativo, ou seja, sempre que for utilizado gerará energia em uma bateria, reduzindo os gastos de eletricidade em 75%, quando comparado com elevadores tradicionais.
Mobiliário
Todo o mobiliário que faz parte da agência foi produzido com madeira 100% certificada pelo FSC® (Forest Stewardship Council), selo que garante que a sua origem vem do bom manejo florestal.
Madeira plástica, vidros inteligentes, brises-soleil A estrutura externa conta com brises-soleil, quebra sol em livre tradução, a fim de proteger o interior da incidência direta da radiação solar.
Os vidros são responsivos à iluminação solar e luz artificial, oferecendo conforto visual em razão da redução de até 78% do calor do sol e dos raios UV.
A fachada possui aplicação de madeira plástica e revestimento em ACM – Material Composto de Alumínio, que contribuem para o isolamento acústico e térmico, além de necessitarem de baixa manutenção e possuírem longa durabilidade.
Certificação LEED
O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta de certificação que
busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável. A agência Sustentável da Sicredi Serrana está em processo de certificação para obtenção deste selo de reconhecimento internacional de sustentabilidade.
Investimento
A proposta de valor agregada à Sustentável transcende a questão econômica, considerando fatores como o compromisso com a comunidade, a responsabilidade socioambiental, o bem- estar dos colaboradores e dos associados e a mobilização da sociedade para um conceito inovador de construção, no qual eficiência e beleza caminham juntas. Ser o protagonista de uma obra sustentável é alicerçar a visão no futuro, considerando o
retorno econômico próximo ao décimo ano, em virtude dos recursos iniciais que uma construção desta modalidade exige e da economia que gera no longo prazo.
Capacitação dos colaboradores
A fim de ampliar o conhecimento sobre os conceitos sustentáveis, todos os colaboradores das agências de Veranópolis realizaram uma capacitação com um profissional da área.