Monte Belo Sul apresenta projeto de Rua Coberta

O município de Monte Belo do Sul iniciou o processo licitatório visando a contratação de empresa para a construção de uma rua coberta no centro da cidade. A obra será executada na esquina da rua João Salvador com o Largo Antônio Manzoni, e compreenderá uma estrutura metálica com 263,83m², cobertura em policarbonato incolor, iluminação no interior da cobertura, bem como drenagem pluvial e proteção contra descargas atmosféricas.
Na última Sessão da Câmara de Vereadores, 17 de agosto, os vereadores Alvaro Manzoni e Lademir Moro apresentaram o requerimento n º 024/2021 que solicitava estudo de viabilidade de alteração da localização da rua coberta, prevista inicialmente para o Centro da Cidade (Rua João Salvador e Largo Antônio Manzoni), porém após consulta a Caixa Econômica Federal, o Município foi informado da impossibilidade da alteração do local de construção da Rua Coberta, conforme previsto no Capítulo I, Art. 6o, Parágrafo 4o da Portaria Interministerial 0424/2016, “são vedadas reprogramações de projetos aprovados pela mandatária para contratos de Repasse inseridos nos Níveis I e I-A, conforme transcrito a seguir: § 4o Ficam vedadas as reprogramações, decorrentes de ajustes ou adequações nos básicos de obras ou nos termos de referência de serviços de engenharia dos instrumentos enquadrados nos Níveis I e I-A, após a aprovação e aceite dos mesmos pela mandatária. Assim sendo, não há possibilidade de alteração do local de construção da Rua Coberta.

A obra atende uma demanda na área turística da cidade. Reconhecida como o mais tradicional espaço para lazer e entretenimento do Município, a praça onde a cobertura será instalada está localizada no coração da cidade, em frente à imponente Igreja Matriz São Francisco de Assis e ao Salão Paroquial e é palco de diversos eventos como: Polentaço, Vieni Vivere la Vita Festival, Dia do Vinho Brasileiro, Natal, 7 de setembro, aniversário do município, entre outros, bem como eventos promovidos por entidades e associações e pela Paróquia São Francisco de Assis que ocupam este espaço. A presença de empreendimentos turísticos nas proximidades e ao longo de todo território do Município atrai milhares de turistas que buscam desfrutar a paz e a tranquilidade do espaço.A data da realização do certame, que irá definir a empresa que executará a obra, é no dia 30 de agosto de 2021, às 9h. Edital e anexos estão disponíveis no site http://portal.montebelodosul.rs.gov.br/.