Vila Flores inaugura agroindústria de ovos coloniais

Ovos de “galinhas felizes”, ou seja, de galinhas que vivem em condições que respeitam o seu bem-estar, é o produto da nova agroindústria inaugurada em Vila Flores na tarde da segunda-feira (30/08): Do Sítio. O ato contou com a presença do prefeito Evandro Brandalise, do gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Gilberto Bonatto, parceiros e familiares.
O empreendimento recebeu o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo do Estado (Peaf), que possibilita o acesso a crédito facilitado, a capacitações – como a em Boas Práticas de Fabricação, da qual a família participou recentemente –, participação em feiras e em mercados institucionais, entre outros. Bonatto destacou que na região da Serra são 235 agroindústrias legalizadas, das quais nove em Vila Flores, promovendo a geração de renda e o desenvolvimento dos municípios e mantendo os jovens nas propriedades rurais.
Fernando Zancanaro deixou a estabilidade do serviço público para apostar no empreendimento, que é mais uma fonte de renda para a família que produz hortaliças hidropônicas e cultiva grãos para venda e alimentação dos animais. A esposa, Lucinéia, também já trabalhou em empresa. “A minha alegria é plantar, colher e viver dessa maneira”, afirma. A propriedade tem cerca de 600 galinhas, estando metade em produção, gerando em torno de 200 ovos por dia. O casal está buscando o mercado no município e cidade vizinhas e pensa em desenvolver o turismo rural futuramente.