Viticultor de Monte Belo investe em trator de montanha da marca italiana Antônio Carraro

Com distribuição exclusiva da Tramontini, modelo 5800 surpreendeu o agricultor Elton Stringhini, pela segurança e conforto

Viticultor Elton Stringhini investiu em 2020 no trator de montanha 5800 da Tramontini Antonio Carraro Foto: Marlove Perin

O viticultor Elton Stringhini, 50 anos, da Linha Armênio de Monte Belo do Sul investiu em 2020 no trator de montanha 5800 da Tramontini Antonio Carraro. O supercompacto se adapta a diferentes exigências e atende as necessidades específicas dos seus vinhedos, pois alguns parreirais estão em superfícies montanhosas e precisam que o trator tenha estabilidade.
O que levou Elton a comprar o trator foi a preocupação com sua segurança e bem-estar na hora de operar a máquina. “O trator possui uma tecnologia voltada para agilidade nas manobras, estabilidade nos terrenos acidentados, versatilidade no deslocamento e conforto quando estou dirigindo “explica o produtor.
Manter os tratores com a revisão regular sempre em dia é fundamental para o bom desempenho do maquinário, pois evita o desgaste prematuro dos componentes e aumenta a vida útil do equipamento, além de não causar prejuízos. A redação fez algumas perguntas ao viticultor, veja:

Jornal Gazeta News: De uma maneira geral, como o senhor avalia os sistemas de segurança do trator Tramontini Antonio Carraro?
Elton Stringhini: O trator tem estabilidade ao transitar em terrenos acidentados e facilidade de circulação em parreirais. Aqui na nossa região é muito comum termos morros e espaços reduzidos, com o trator conseguimos fazer as manobras com segurança, conforto e a qualidade de operação.

Jornal Gazeta News: O senhor hoje tem confiança para indicar o trator Tramontini Antonio Carraro para outro produtor?
Elton Stringhini: Tenho confiança sim. O trator Antonio Carraro, que é um trator de montanha é muito superior aos outros maquinários convencionais.

Jornal Gazeta News: O Senhor já precisou de alguma assistência técnica tendo em vista que compraste o trator em 2020? Nas revisões foste bem atendido, os técnicos atenderam rápido?
Elton Stringhini: Sim precisei de assistência técnica devido a mal contato, nada de mais, foram rápidos e eficientes, de um dia para outro o problema foi resolvido. Meu trator está com 400h de uso, fiz a revisão de 50h e 250h.

Jornal Gazeta News: Que cuidados o senhor tem com seu trator para que ele tenha maior durabilidade?
Elton Stringhini: Faço as revisões em dia, nos períodos certos e realizo as manutenções periódicas mantendo o trator em condições de funcionamento. Desde o momento da entrega do trator o técnico da Antonio Carraro me ofereceu dicas de revisões para a longevidade da máquina.

Tramontini: cinco anos na Serra Gaúcha
De acordo com o gerente comercial da Tramontini, Everton Coutinho, a equipe trabalha com os Tratores Antonio Carraro há cinco anos na Serra Gaúcha e vem conquistando um sucesso muito grande “O produtor entendeu o que é a marca, o que é o trator, entendeu a segurança, o rendimento e a ergonomia. A prova disso é que, atualmente, muitas famílias já têm dois ou três tratores Tramontini Antonio Carraro em casa. É uma marca italiana muito conceituada, com mais de 100 anos juntando-se com a Tramontini no Brasil há 37 anos. Este ano, estamos tendo ótimas vendas. Inclusive, com algumas dificuldades de atender o mercado. A quantidade de clientes que estão procurando nosso produto é muito grande. Está sendo realmente um ano muito bom. A empresa teve dois momentos: o primeiro quando, queríamos provar que estávamos apresentando um trator diferente do mercado. Não desmerecendo a forma de mecanização até nossa chegada, mas mostrando que o nosso produto é diferente, que o nosso trator é ESPECIFICO PARA TRABALHAR EM MONTANHA, totalmente desenvolvido para esse tipo de trabalho. Agora, no segundo momento, estamos na fase de gerar modelos. O produtor já entendeu que o trator Antônio Carraro tem seus grandes diferenciais, sendo a segurança o principal deles” explica Everton.

Tramontini Antonio Carraro Lança Novo Trator De Montanha Trx5800 No Brasil
O momento agora é de trazer modelos, diz Everton Coutinho gerente comercial da Tramontini. A Tramonti lançou o do Trator de Montanha Tramontini Antonio Carraro – Trator TRX 5800. O novo trator, segundo Everton é um modelo moderno e deve agregar muito ao dia a dia dos agricultores. “Hoje o principal foco são as culturas perenes de frutas, uva, ameixa, caqui e para um futuro queremos atuar também na laranja e na maçã. Estamos entrando bem no mercado de produção de aves. Existe uma demanda para tocar implementos muito pesados dentro de aviários, que são imensos, mas não havia trator adequado. Nossa máquina não é mágica, é resultado de um processo de engenharia muito pensado. Ela oferece segurança e facilita o trabalho do produtor, também em situação de risco, o que é um diferencial. Eu digo que não vendemos tratores, vendemos conceito. Explicamos sempre o quanto essas máquinas conseguem entregar, porque nós mesmo ficamos surpresos com a tecnologia delas.”
Um dos diferenciais do trator multifuncional da Série 5800 é a reversibilidade. De forma fácil e prática, o próprio operador pode, em uma ação rápida, mesmo durante a lida no campo, girar o “cockpit” invertendo banco, painel, direção e pedais, sem precisar manobrar o trator para dar continuidade ao serviço, conforme a demanda de trabalho.

Motor
O novo compacto, com motor Yanmar 50 HP, possui a mesma transmissão traseira antes utilizada, somente, em tratores mais potentes, com motores de 70 HP a 90 HP. A caixa é sincronizada, com 24 velocidades, sendo 12 para frente e 12 para trás (com opcional de 32 velocidades), com inversor sincronizado. “Ele tem mais lastro e robustez, é um híbrido entre outros dois modelos de produtos, o TN Major 5800 e o TRX 7800”, explica o gerente técnico e de Pós-vendas, Jardel Bittencourt. O Sistema hidráulico possui bomba de 16 cm cúbicos, que proporciona vazão de 43 litros por minuto. Além disso já vem com radiador de óleo, um item inovador para um trator desse porte.
Rendimento 
“Outra novidade é a opção tomada de potência (TDP) econômica, que o operador pode selecionar em uma situação em que não há demanda por tanta força. Isso deve resultar em economia de combustível na hora do trabalho, quando estiver em condições normais”, completa Bittencourt. “Para acionar a TDP basta pressionar um botão, independente, situado no painel do veículo. É fácil de fazer e simples de desligar”.
Ainda no painel, há a opção de bloqueio da tração traseira, que pode ser acionada a qualquer momento, com o simples toque de um botão, mesmo em situações de risco. O bloqueio do eixo dianteiro permanece sendo acionado por pedal.


Segurança
Os tratores de montanha Tramontini Antonio Carraro são compactos, baixos e têm estabilidade ao transitar em terrenos acidentados e facilidade de circulação em parreirais e entre pomares de frutas, situações muito comuns em regiões como a Serra gaúcha. Algumas características estão presentes em todos os modelos da marca: são isodiamétricos, com pneus do mesmo tamanho, o que significa que têm tração realmente 4 x 4. Também possuem baixo centro de gravidade, com o peso distribuído na altura das rodas.
O sistema “ACTIO”, permite que trabalhem com 15 graus de articulação horizontal entre os eixos dianteiro e traseiro, o que faz com que todas as rodas permaneçam no chão, mesmo em terrenos acidentados. Além disso, têm bloqueio dianteiro e traseiro.
Com estrutura reforçada, apesar de compacto, o novo modelo da Série 5800 tem peso médio de 2200 kg.. E, mesmo com lastro, mantém a característica de menos peso atrás e mais peso na frente, suportando até 3,5 toneladas de lastro, com implementos, devido à sua robustez traseira, podendo o operador adequar os lastros ao seu perfil de trabalho.
Os técnicos também destacam que enquanto um trator agrícola convencional opera, no limite, a 12 graus de inclinação, os tratores desse modelo podem ser usados em locais com até 25 graus de inclinação e oferecer total segurança.
Peças de reposição
Em relação às peças de reposição e manutenção, a Tramontini afirma que a empresa está preparada para atender integralmente qualquer necessidade do cliente. Além disso, o departamento de engenharia da empresa já trabalha no desenvolvimento de componentes nacionais que estão sendo gradativamente adicionados aos tratores italianos.
Revisões
O novo trator Tramontini Antonio Carraro da Série 5800 traz também, vantagem nas revisões do veículo. A primeira, com 50 horas, é oferecida gratuitamente pela própria Tramontini. A segunda, com 200 horas e a terceira, com 400 horas, são só do motor, o que significa custo bem mais em conta. A revisão da transmissão, com troca de alguns filtros e óleos de distribuição, só será necessária em 600 horas de uso. Nas próximas 2 revisões seguintes, seguem somente a vistoria no motor e assim por diante.

Parceria Tramontini e Antonio Carraro
A parceria entre a centenária empresa italiana, líder mundial na comercialização de tratores de montanha com a brasileira Tramontini foi fechada em 2016, as primeiras vendas começaram no ano seguinte. A estrutura vem pronta da Itália e parte da montagem é finalizada na fábrica de Venâncio Aires (RS). A Tramontini possui à disposição, todas as peças de reposição, sendo que parte é trazida da Itália e já estão sendo desenvolvidos diversos componentes locais, acarretando diminuição dos custos. Mais que um trator a Tramontini afirma que vende um conceito, por isso seu cuidado tão grande com o pós-venda.
Com profissionais treinados atende diretamente os produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, onde tem maior atuação. Com quase 1.000 máquinas vendidas, entende ser um trabalho contínuo que, certamente, vai trazer cada vez mais frutos para o mercado brasileiro e para os agricultores, com ganho de produtividade, maior conforto e segurança aos operadores.