Tecnovitis inicia nesta quarta-feira

Feira reúne cerca de 100 expositores de 1º a 3 de dezembro em Bento Gonçalves

Os primeiros dias de dezembro de 2021 estão anotados na agenda do produtor para o maior encontro da cadeia produtiva a ser realizado em Bento Gonçalves, a 4ª edição da Tecnovitis – Feira de Tecnologia para a Viticultura, de 1º a 3, no Complexo Villa Michelon, Vale dos Vinhedos.
São cerca de 100 expositores, entre marcas nacionais e internacionais, com inúmeros lançamentos para o agricultor. Além disso, a Feira conta com exposição de máquinas, seminários semipresenciais e híbridos, audiência pública, oficina de drones, startups, rodadas de negócios, entre outras atrações.
De acordo com coordenador da Tecnovitis, Claimar Zonta, o principal objetivo é “aproximar o produtor rural das entidades, das indústrias de máquinas que trazem novas tecnologias para a viticultura”, conta.
O evento é realizado a cada dois anos pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG) em parceria com entidades do setor. Nesta 4ª edição os patrocinadores conforme as categorias são: Diamante – Sicredi; Ouro – Senar-RS e Bronze – Suvalan, Tecnovin e Banco do Brasil.
Para o presidente do SRSG, Elson Schneider, a feira quer levar ao viticultor “condições para que ele tenha melhor qualidade de vida e rentabilidade em sua propriedade”, destaca.

Algumas novidades da feira
As mais diversas marcas apresentarão lançamentos para os visitantes da feira. O Sicredi, por exemplo, apresenta o Digi Agro, um aplicativo que possibilita aos fornecedores transmitir de maneira online pedidos, do acompanhamento da operação até a aprovação. Além do estande, o Sicredi estará com uma Agência Móvel no interior também à disposição dos produtores rurais.
A Tramontini Antônio Carraro é outro expositor que leva novidades, o novo modelo de trator ofertado para utilização em parreiras de uva e pomares de fruta. Trata-se do TC 5800F Major, o primeiro trator de montanha com rodas desiguais a ser lançado no Brasil.
Uma das instituições parceiras na realização da Tecnovitis, a Embrapa Uva e Vinho, apresenta duas ferramentas para agricultura. O Crops- Sistema de Monitoramento de Doenças alerta usuários sobre o momento de maior favorabilidade à ocorrência de míldio no parreiral; e o Aplicativo Uzum Uva, que auxilia no diagnóstico de pragas, doenças e distúrbios na videira. Os lançamentos ocorrem na quinta-feira, 2, a partir das 8h30, no Seminário Técnico da Tecnovitis, com transmissão pela Tecnovitis TV (https://www.tecnovitis.com.br/tecnovitis-tv).
Outro patrocinador da Feira, o Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), estará com estande próprio e unidade móvel, onde serão ministradas palestras e oficinas. Destaque para os temas “Drone na Agricultura” e “Tecnologia de Aplicação”, com duração média de 30 minutos, que serão ministradas três vezes ao dia.

Audiência Pública
A Frente Parlamentar em Defesa da Vitivinicultura da Câmara Federal, que tem na presidência o deputado Afonso Hamm, realiza no dia 2, às 15h, Audiência Pública para debater a tributação de vinhos, espumantes e o preço mínimo da uva.

Realização
A 4ª edição da Tecnovitis tem a promoção e realização do Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG), com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) -, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal, Emater/RS, Prefeitura de Bento Gonçalves, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Bento Gonçalves), Fetag-RS, SEGH (Sindicato Empresarial da Gastronomia, Hotelaria da Região Uva e Vinho), Embrapa, Farsul, Senar e Sebrae -, embaixada italiana em Porto Alegre, BRDE, além da Sociedade 8 da Graciema.

TECNOVITIS 2021
Data: 01 a 03 de dezembro de 2021
Horário: 10:00 às 18:00
Patrocinadores: Diamante – Sicredi // Ouro – Senar RS // Bronze – Suvalan e Tecnovin e Banco do Brasil.
Local: Comunidade 8 da Graciema – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS
Para mais informações
Fone: (54) 37022217
E-mail: contato@tecnovitis.com.br
https://www.tecnovitis.com.br/