AGRICULTURA 4.0: Conjunto de tecnologias digitais

Há décadas, a tecnologia tem contribuído com soluções disruptivas que modificaram os processos nos mais diversos setores da economia. E o agronegócio não poderia ficar de fora. O trabalho rural passou por muitas evoluções e agora estamos na chamada Agricultura 4.0. Já ouviu falar?

O agro é muito mais sustentável quando utiliza as ferramentas corretas disponíveis. Um exemplo disto é a utilização crescente dos drones que têm trazido maior precisão e menor probabilidade de erros Foto: Criativittá Web Studi

A Agricultura 4.0 refere-se a um conjunto de tecnologias digitais de ponta integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas. Junto com a agricultura de precisão o produtor pode agora ter mais exatidão nos processos de preparo, aplicação, plantio e colheita, reduzindo os custos de produção, além de poder contar também com a utilização de insumos adequados a nova realidade do campo.
O uso de drones na viticultura contribui para a produção de frutas mais limpas de resíduos a partir do acompanhamento mais detalhado de pragas e doenças, melhores stands de plantas, sem falhas, equilibradas nutricionalmente, sem déficit hídrico trazendo melhoras na produtividade e na qualidade da safra. Esse processo já é realidade em várias culturas como, por exemplo a da cana, da soja, do milho e do arroz não só no Brasil mas ao redor do mundo, principalmente em áreas de cultivo intensivo, onde se torna difícil verificar cada talhão com periodicidade.
São vários os benefícios do uso de drones de pulverização, tais como:
– Maior agilidade, precisão e qualidade nas aplicações;
– Aplicação em áreas de difícil acesso, declives e próximas a áreas de preservação;
– Reduzido risco de exposição dos aplicadores aos produtos utilizados;
– Economia com aplicação somente em áreas com real necessidade.
A GPDVet Pulverizações Especiais, braço da GPDVetquimica e prestadora de serviços de pulverização por drones, traz para o produtor da Viticultura a possibilidade de utilizar drones durante todo o período de produção de cada safra. Além da pulverização de insumos químicos, a GPDVet também pode pulverizar insumos sólidos, micro e macro-biológicos. Em linha com as regulamentações e normas legais brasileiras (ANAC, MAPA, DECEA), a GPDVet leva ao mercado produtor tudo o que é necessário para a realização de serviços de pulverização.
Ao mesmo tempo, considerando a busca do mercado por novas soluções sustentáveis para o controle de pragas, aproveitando os benefícios da revolução biotecnológica e ao mesmo tempo oferecendo uma ferramenta econômica e tecnicamente viável para o controle deste ambiente, a GPDVetquimica junto com o grupo Vittia traz ao mercado a linha de produtos micro e macro-biológicos.
Uma vez que suas formulações dependem de logística diferenciada para transporte, armazenamento e aplicação (por drones ou cartelas), a Vittia e a GPDVet deixam o produtor da Serra mais próximo da Agricultura 4.0. Acesse o site www.gpdvetquimica.com.br ou entre em contato pelo telefone (54) 3046.9200 para saber mais sobre nossos produtos.